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Renovação de frota para a sustenabilidade global
Felix Mora-Camino, Hilda Karam, Emem Anwame, Fabio Krykhtine, Hamdan Alfazari

Última alteração: 2023-09-26

Resumo


Neste artigo, é considerada a resiliência de uma companhia aérea face
às enormes necessidades de investimento para obter uma redução
impressionante das emissões de carbono. Considera-se um cenário difícil
onde novas regulamentações nacionais/internacionais são introduzidas
com uma cota imediata para voos e frota e um marco obrigatório para
atualização da frota. É desenvolvido um modelo original de otimização
de atualização de frota. São impostas as condições de sustentabilidade
económica associadas a uma situação tão constrangedora e o programa
de renovação forçado da frota e estão previstos os objectivos de
sustentabilidade financeira e operacional.

Referências


ATAG 2021, Balancing growth in connectivity with a comprehensive global air transport response to the climate emergency: a vision of net-zero aviation by mid-century, Waypoint 2050. Edition September 2021. Ploetner, K., Rothfeld R., Urban M., Hornung M., Tay G., and O. Oguntona, 2017. Technological and Operational Scenarios on Aircraft Fleet-Level towards ATAG and IATA 2050 Emission Targets. AIAA Aviation 2017, Denver, USA.  Turan H. H., E. Sondoss and M. J. Ryan, 2020, A long-term fleet renewal problem under uncertainty: A simulation-based optimization approach, Expert Systems with Applications, Volume 145, 1 May 2020, 113158. Belobaba P., A. Odoni and C. Barnhart editors, 2009, The global airline industry, AIAA, John Wiley and Sons.


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