Portal de Conferências da UFSC


Este Portal tem por finalidade hospedar as páginas dos eventos ocorridos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

1° Simpósio Virtual de Práticas de Engenharia Geotécnica - e-GeoSul

A primeira edição do Simpósio Virtual de Práticas de Engenharia Geotécnica da Região Sul (e-GEOSUL) visa dar continuidade à longa história de 12 edições do GEOSUL, que neste ano não poderá ocorrer de forma presencial em função das restrições impostas pela pandemia Covid-19.

O evento é organizado pelo Núcleo Regional Paraná-Santa Catarina da ABMS(NRPS) e o Núcleo Rio Grande do Sul da ABMS (NRRS) e será realizado de forma remota entre os meses de junho e dezembro, através de conferências mensais de acesso gratuito. Temas relevantes à engenharia geotécnica serão apresentados e discutidos por reconhecidos profissionais da área, atuantes na indústria e academia.

As apresentações serão realizadas através das mídias da ABMS Nacional (YouTube, site e Facebook). O e-GEOSUL espera receber a participação remota de profissionais do meio geotécnico, tais como engenheiros, geólogos, professores, pesquisadores, estudantes e representantes de entidades públicas.

A programação do congresso contará com 6 webinários técnicos de 1h30min. Cada encontro terá mensagem de patrocinadores, apresentação técnica e debate de perguntas selecionadas. O congresso também vai contar com uma data dedicada a apresentação de trabalhos científicos, em dezembro.

Acessar a conferência

Congresso Internacional Freire e Vigotski: por uma educação emancipatória

CONGRESSO INTERNACIONAL FREIRE E VIGOTSKI: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA se constitui em evento de caráter científico, direcionada para a comunidade acadêmica, professores dos diferentes níveis de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação, movimentos sociais e sociedade civil.

O objetivo central do Congresso é debater os grandes desafios da sociedade e da educação pública na atualidade, em tempos de intolerância e de luta, por uma formação emancipatória das pessoas, a partir das contribuições das escolas de pensamento de Paulo Freire e Lev S. Vigotski.

Pretende-se, com o evento, homenagear os dois estudiosos que se constituem em referência para a pesquisa e para a práticas educacionais. Ambos os autores se envolveram com a luta pela escola pública de qualidade.

Acessar a conferência

SEMAQUI - CONGRESSO DE ENGENHARIA DE AQUICULTURA

Acessar a conferência

VI SEMINÁRIO DE ESCRITAS E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

O VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática ( VI SELEM) é um evento nacional que reúne professores, estudantes e pesquisadores da área de Educação Matemática para discutir assuntos relacionados a leitura, a  escrita e a linguagem da Educação Matemática  na Educação Básica, no Ensino Superior e na formação de professores que ensinam Matemática.

O SELEM surgiu em 2012 como uma necessidade de um espaço de interlocução entre professores, estudantes e pesquisadores em Educação Matemática da Educação Básica e do Ensino Superior sobre os processos de leitura e escrita nas aulas de matemática.

As interações entre os campos de Matemática e de Linguagem, bem como as formas de produção de escritas, registros matemáticos e de diferentes formas de expressão da Matemática por meio de múltiplas linguagens e de comunicação em aulas de matemática, fizeram com que esse espaço de socialização de pesquisas e de práticas fosse constituído.

As três primeiras edições do SELEM foram realizadas na região Sudeste – USF/ Itatiba – SP (2012); Universidade Cruzeiro do Sul / São Paulo – SP (2013); UFLA/ Lavras – MG (2014). As 4ª. e 5ª. edições ocorreram na região Nordeste - Natal - RN (2016) e UECE / Fortaleza – CE (2018).A 6ª edição vem, pela primeira vez, para a região Sul a se realizar nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2020 na UFSC / Florianópolis – SC, campus Trindade. A UFSC, que em 2020 completa 60 anos de fundação, é a maior universidade do estado de Santa Catarina e possui uma comunidade universitária com mais de 70 mil pessoas. Essa universidade, enquanto universidade pública, gratuita e de qualidade possui uma trajetória dedicada à formação do ser humano.A coordenação geral do evento está a cargo do GEPPROFEM (Grupo de Estudos e de Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática) e do ICEM (Insubordinações Criativas em Educação Matemática), grupos vinculados ao PPGECT (Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) e conta com o apoio institucional do CED/UFSC (Centro de Educação da UFSC).

As unidades/instituições parceiras do evento são: Colégio de Aplicação (UFSC), Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), Instituto Federal Catarinense (IFC) e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-SC).

A programação prevê a realização de conferências, palestras, mesas-redondas simultâneas, atividades culturais, apresentação de trabalho oral e assembleia de encerramento.

O VI SELEM será realizado entre 08 e 11 de setembro de 2021 na modalidade virtual. A inscrição é gratuita.

A data de submissão de trabalhos é até 31 de julho de 2021.

Os links para acesso às salas virtuais serão disponibilizados no site mais próximo a data de realização do evento.

Quem realizou a inscrição em 2020 e pagou a taxa de inscrição, poderá solicitar a devolução do valor. É necessário enviar um email para 6selem@gmail.com com: seu nome completo; o título "Ressarcimento da taxa de inscrição"; e o comprovante de pagamento.


Acessar a conferência

ENSUS - Encontro de Sustentabilidade em Projeto

O ENSUS - Encontro de Sustentabildiade em Projeto é um encontro de abrangência nacional, que recebe também um público internacional, abrangendo as áreas de ciências sociais aplicadas e ciências exatas, agrárias e das engenharias. As sub-áreas de conhecimento envolvidas são, principalmente,  Design Industrial, Engenharias (civil, mecânica, produção e ambiental) e Arquitetura e Urbanismo. No entanto, em função da amplitude e atualidade do tema, o público alvo pode envolver outras áreas das ciências ambientais, administração, entre outras. A demanda a ser atendida é de pesquisadores da área projetual, interessados em relacionar e aplicar a sustentabilidade sob o enfoque econômico, social e ambiental em seus projetos e discutir a tamática da sustentabilidade no cotidiano. O ENSUS aconteceu na sua primeira realização, em 12 e 13 abril de 2007, contando com cerca de vinte atividades, para os dois dias de evento. Atualmente, encontra-se em sua oitava edição e conta com 3 dias de atividades. Tais atividades envolvem palestras, oficinas, sessões temáticas de apresentação de trabalhos e posters

Acessar a conferência

ENCONTRO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: Educação fora da caixa

ENCONTRO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: Educação fora da caixa

O Encontro Internacional de Inovação na Educação Educação Fora da Caixa busca, desde 2015, discutir tendências e mudanças necessárias à educação do futuro.

O evento promove a troca de experiências entre educadores, pesquisadores, gestores e empreendedores em educação reconhecidos nacional e internacionalmente. A rede fortalecida, em cada edição do evento, vem ativar o ecossistema de inovação de forma a conectar diferentes atores em prol das práticas inovadoras para o ensino-aprendizado dos diferentes públicos.

Acessar a conferência

Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

O Congresso UFSC de Controladoria e Finanças proporciona aos pesquisadores em contabilidade, administração, economia, engenharia da produção, direito, ciências sociais e áreas afins, espaço para desenvolvimento e discussão de temas relevantes e atuais, e promove a estruturação de redes de pesquisa, nos diferentes níveis do conhecimento, visando a apresentação, discussão e divulgação dos avanços científicos que estão sendo produzidos nas diferentes regiões do país na área da controladoria e de finanças como resposta às situações sociais e econômicas atuais e futuras.

Acessar a conferência

CCSC

Acessar a conferência

ENANCIB

Acessar a conferência

SUCEG

Acessar a conferência

Geosul - Simpósio de Práticas de Engenharia Geotécnica da Região Sul

O Simpósio de Prática de Engenharia Geotécnica da Região Sul é um tradicional evento organizado pela ABMS Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, com o propósito de reunir a comunidade geotécnica e discutir assuntos relevantes às engenharias civil, ambiental e geologia. Como grandes tempos as edição abordam: Fundações, Solos Moles, Estruturas de Contenção, Mapeamento de Risco, Geotecnia Ambiental/Geossinteticos, Investigação e Instrumentação Geotécnica. O público participante engloba engenheiros, pesquisadores, técnicos, profissionais, acadêmicos, consultores, empresários e demais interessados nos temas em questão.

Acessar a conferência

PPGA - Processo Seletivo

Processo de Seleção para os Cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração, da Universidade Federal de Santa Catarina, com Ingresso em Março de 2019.

Acessar a conferência

II SEMINÁRIO DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E GESTÃO DOCUMENTAL - KOD

Seminário de Organização do Conhecimento e Gestão Documental - KOD. Universitária, Campus Florianópolis, da Universidade Federal de Santa Catarina. Acontecerá nos dias 17 e 18 de Setembro de 2018 na Biblioteca Universitária/UFSC, Campus Florianópolis.


Acessar a conferência

Arduino Day

https://arduino-sc.github.io/arduino-day/

Acessar a conferência

VIII Congresso de Sistemas Lean

EVENTO

Os Sistemas Lean são reconhecidamente uma abordagem eficaz de eliminar desperdícios e garantir competitividade dos negócios. Originalmente concebido na indústria automotiva, suas práticas e princípios expandiram-se para os mais diversos segmentos, tais como saúde, aeroportos, serviços públicos e outras áreas da indústria. Contudo, apesar de sua ampla disseminação, a construção dos comportamentos apropriados e desenvolvimento das competências necessárias continuam sendo um ponto de difícil aplicação nos Sistemas Lean.

OBJETIVOS

- Explorar a integração dos conhecimentos e práticas empresariais e acadêmicas em torno dos princípios e filosofia LEAN a fim de promover o aprendizado e crescimento;

- Intensificar o desenvolvimento da Engenharia de Produção/Industrial no Brasil, destacando assuntos referentes à implementação LEAN nos mais diversos setores e segmentos;

- Ampliar o intercâmbio de informações e de ideias entre acadêmicos, docentes, pesquisadores, profissionais e instituições;

- Debater temas relevantes da área abordando aspectos referentes à sustentação de sistemas LEAN; e

- Criar estratégias para a integração de universidades e empresas a fim de promover crescimento e aprendizado mútuo.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de empresas, empreendedores, executivos, professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação com interesse na área.

 

 

Acessar a conferência

Ciclo de Debates Periódicos UFSC

O Ciclo de Debates Periódicos UFSC é um evento de iniciativa da Biblioteca Universitária e Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que visa proporcionar aos participantes o acesso as principais inovações em torno do gerenciamento de informações em periódicos científicos e portais de periódicos, sobretudo a troca de experiência entre editores, bibliotecários e pesquisadores.

O próximo Ciclo de Debates será realizado nos dias 2 a 4 de maio de 2018. Será uma edição especial do evento que comemorará os 10 anos do Portal de Periódicos UFSC.

SUBMISSÕES ABERTAS ENTRE 15/01/2018 A 19/02/2018

Acessar a conferência

Seminário de Suporte à Pesquisa e Gestão de Dados Científicos: panorama atual e desafios

O I Seminário de Suporte à Pesquisa e gestão de dados científicos: panorama atual e desafios será realizado nos 18 e 19/09/2017 e tem como objetivo reunir práticas existentes de apoio à pesquisa e gerenciamento de dados científicos e os desafios para implementação de serviços no Brasil. Essa iniciativa, promovida pela Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina em Parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da mesma universidade, destina-se a pesquisadores da UFSC e de outras instituições; profissionais ligados à agências de fomento a pesquisa; e dirigentes e/ou bibliotecários de bibliotecas universitárias.

Acessar a conferência