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AVALIAÇÃO DA MACROTEXTURA DE PISTA DE POUSO E DECOLAGEM EM CAMADA POROSA DE ATRITO
Última alteração: 2023-09-21
Resumo
A aderência pneu-pavimento em pistas aeroportuárias é uma característica relevante para a segurança operacional de pousos e decolagens. Por consequência, a avaliação da resistência à derrapagem conduz os operadores de aeródromos e a autoridade de aviação civil (Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC), dentre outros envolvidos, a realizarem levantamentos e atenderem à regulamentação brasileira vigente para aferir se o pavimento atende aos requisitos mínimos exigidos, bem como para avaliar a necessidade de intervenções de manutenção. Essa avaliação torna-se ainda mais necessária quando se trata de pistas de pouso e decolagem executadas em revestimentos asfálticos não convencionais (ou antiderrapantes) como é o caso daquelas em Camada Porosa de Atrito (CPA). Tendo esse cenário em vista, este trabalho tem o objetivo de avaliar se as condições de aderência pneu-pavimento em uma pista de pouso e decolagem (PPD) brasileira dotada de CPA favorece a resistência à derrapagem. A análise dos resultados, fundamentada nos requisitos de profundidade da macrotextura, medida pelo ensaio da mancha de areia, demonstrou que a PPD avaliada apresenta níveis adequados, sendo todos os resultados médios classificados como “muito aberta” garantindo o seu crédito de desempenho. Desse modo, conclui-se que a CPA atende aos limites estabelecidos pala ANAC, confirmando sua adequabilidade em relação à garantia da segurança operacional de pouso e decolagem no pavimento aeroportuário estudado.
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