VI SEMINÁRIO DE ESCRITAS E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Conferências disponíveis

VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

Universidade Federal de Santa Catarina
Florianópolis/SC, BR

agosto 1, 2021 – agosto 31, 2021

Prezados participantes do VI SELEM (Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática)
Esperamos encontrá-los bem!
Considerando a situação atual de isolamento social por conta da epidemia pelo COVID-19 e as demandas que virão após essa fase crítica da doença, a comissão organizadora do VI SELEM (Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática) decidiu, assim como vários outros eventos regionais, nacionais e internacionais, pelo adiamento do evento para o próximo ano de 2021.
Manteremos aberto o prazo para envio de trabalhos, com um novo cronograma de avaliação a ser definido.
Agradecemos pela compreensão e esperamos contar com a participação de todos no próximo ano para o VI SELEM.
Comissão organizadora do VI SELEM (UFSC/ Florianópolis)

 

____________________________________________________________

O VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática ( VI SELEM) é um evento nacional que reúne professores, estudantes e pesquisadores da área de Educação Matemática para discutir assuntos relacionados a leitura, a  escrita e a linguagem da Educação Matemática  na Educação Básica, no Ensino Superior e na formação de professores que ensinam Matemática.

O SELEM surgiu em 2012 como uma necessidade de um espaço de interlocução entre professores, estudantes e pesquisadores em Educação Matemática da Educação Básica e do Ensino Superior sobre os processos de leitura e escrita nas aulas de matemática.

As interações entre os campos de Matemática e de Linguagem, bem como as formas de produção de escritas, registros matemáticos e de diferentes formas de expressão da Matemática por meio de múltiplas linguagens e de comunicação em aulas de matemática, fizeram com que esse espaço de socialização de pesquisas e de práticas fosse constituído.

As três primeiras edições do SELEM foram realizadas na região Sudeste – USF/ Itatiba – SP (2012); Universidade Cruzeiro do Sul / São Paulo – SP (2013); UFLA/ Lavras – MG (2014). As 4ª. e 5ª. edições ocorreram na região Nordeste - Natal - RN (2016) e UECE / Fortaleza – CE (2018).A 6ª edição vem, pela primeira vez, para a região Sul a se realizar nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2020 na UFSC / Florianópolis – SC, campus Trindade. A UFSC, que em 2020 completa 60 anos de fundação, é a maior universidade do estado de Santa Catarina e possui uma comunidade universitária com mais de 70 mil pessoas. Essa universidade, enquanto universidade pública, gratuita e de qualidade possui uma trajetória dedicada à formação do ser humano.

A coordenação geral do evento está a cargo do GEPPROFEM (Grupo de Estudos e de Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática) e do ICEM (Insubordinações Criativas em Educação Matemática), grupos vinculados ao PPGECT (Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica) e conta com o apoio institucional do CED/UFSC (Centro de Educação da UFSC).

As unidades/instituições parceiras do evento são: Colégio de Aplicação (UFSC), Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), Instituto Federal Catarinense (IFC) e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-SC).

A programação prevê a realização de conferências, palestras, mesas-redondas simultâneas, atividades culturais, lançamento de livros, minicursos, apresentação de trabalho oral e assembleia de encerramento.

Visualizar detalhes da conferência



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .