Portal de Conferências da UFSC, VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DA EQUAÇÃO DO 1º GRAU PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Nilton Lásaro Jesuino, Adriana Aparecida Molina Gomes

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


Este texto aborda o desenvolvimento de uma pesquisa aplicada no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que objetiva compreender as potencialidades do uso da Resolução de Problemas, como metodologia de ensino aprendizagem da equação do 1º grau, de modo a promover motivação nos(as) educandos(as) envolvidos no processo de aprendizagem da Matemática. Apresenta-se uma perspectiva sobre as pessoas que compõe os espaços da EJA, bem como suas relações de aprendizagem para com o ensino da Matemática. Faz-se uma abordagem sobre a Resolução de Problemas como promotora da comunicação de ideias. Para contextualizar nossa análise, descreve-se o desenvolvimento de uma atividade interativa, que visa diversificar e desmistificar o ensino de conceitos matemáticos. Finalmente, analisa-se as falas das participantes pesquisadas, a respeito da avaliação quanto ao uso da metodologia de Resolução de Problemas e de ferramentas interativas para a aprendizagem da Matemática. Conclui-se que as atividades interativas são motivadoras para o ensino da Matemática, no que tange o desenvolvimento de conceitos prévios, na busca da quebra dos paradigmas sobre o ensino aprendizagem da Matemática.

Palavras-chave


EJA; Resolução de Problemas; Comunicação.

Referências


ARROYO, Miguel González. A educação de jovens e adultos em tempos de exclusão. In.: VÓVIO, Cláudia Lemos e IRELAND, Timothy Denis. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. 2. ed. Brasília: Unesco, MEC, RAAAB, 2006. (Coleção Educação para Todos; 3), p. 221-230.

ARROYO, Miguel González. A educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In.: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2005. p. 19-50.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27834-27841. Disponível em: <https://www2.senado. leg.br/bdsf/bitstream/ /handle/id/70320/65.pdf?sequence=3>. Acesso em: 27 abr. 2017.

CÂNDIDO, Patrícia T. Comunicação em matemática. In.: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009. p. 15-28.

CARVALHO, Carolina. Comunicações e interacções sociais nas aulas de matemática. In.: NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandin. Escritas e leituras na educação matemática. Autêntica, 2018. p. 12-37.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. 12. ed. São Paulo, SP: Ática, 2002.

FONSECA, Maria da Conceição. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012. (Coleção Tendências em Educação Matemática)

ONUCHIC, L. de la R., et. al. Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí, SP: Paco, 2014.

VIERO, Anésia. Educação de jovens e adultos: da perspectiva da ordem social capitalista à solução para emancipação humana. In.: GUSTSACK, Felipe; VIEGAS, Moacir Fernando e BARCELOS, Valdo (Orgs.). Educação de jovens e adultos: saberes e práticas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007, p. 204-232

Texto completo: PDF