Portal de Conferências da UFSC, VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
FOTOGRAFANDO AS FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS: UMA CONEXÃO ENTRE FOTOGRAFIA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA.
Francilene Almeida Sousa, José Joelson Pimentel de Almeida

Última alteração: 2021-08-23

Palavras-chave


Pesquisa qualitativa

Referências


ALMEIDA, José Joelson Pimentel. Gêneros do discurso como forma de produção de significados em aula de matemática. Campina Grande. Eduepb; São Paulo: livraria da física, 2016. 329 p.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

 

GÓMEZ-GRANELL, Carmen. Rumo a uma epistemologia do conhecimento escolar: o caso da educação matemática. In: M. J RODRIGO e J. ARNAY (Orgs.). Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores. São Paulo: Ática, 1998. p. 15-42..

 

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica: Do projeto de à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

LIMA, Pablo J. dos Santos e NORONHA, Claudianny Amorin. Leitura e ensino de matemática: contribuições para a prática escolar. Natal. EDUFRN, 2014.

 

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 10. reimp. São Paulo: EPU, 2007.

 

MORGAN, Candia. Writing mathematically: the discourse of investigation. Bristol: Taylor & Francis e-Library, 2002.

 

NACARATO, Adair Mendes; COLETTI, Selene; LIMA, Rosana de Fátima. A escrita das aulas de matemática: Potencialidades para prática e a formação docente. In: Claudianny A. Noronha e Tatyana M. Nobre Barbosa. (org.). Leituras e escritas: Olhares plurais para múltiplas cenas educativas. São Paulo: Editora Livraria da física, 2018.

 

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda L. da. S. e PASSOS, Cármen Lúcia B. A Matemática no anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2º ed. Belo Horizonte. Autêntica editora, 2015.

 

NACARATO, Adair Mendes; SOUSA, Ana C. Gouveia. Ler e escrever em aulas de matemática: Das concepções às práticas docentes. In: Claudianny A. Noronha e Tatyana M. Nobre Barbosa. (org.). Leituras e escritas: Olhares plurais para múltiplas cenas educativas. São Paulo: Editora Livraria da física, 2018.

 

SANTOS, Cleane A. dos e NACARATO Adair M. Aprendizagem em Geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014, (Coleção Tendências em Educação Matemática).

 

SMOLE, K. C. Stocco et al. Era uma vez na matemática: Uma conexão com a literatura infantil. 2ª edição. São Paulo. IME – USP, 1995.


Texto completo: PDF