Última alteração: 2021-08-23
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, José Joelson Pimentel. Gêneros do discurso como forma de produção de significados em aula de matemática. Campina Grande. Eduepb; São Paulo: livraria da física, 2016. 329 p.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
GÓMEZ-GRANELL, Carmen. Rumo a uma epistemologia do conhecimento escolar: o caso da educação matemática. In: M. J RODRIGO e J. ARNAY (Orgs.). Domínios do conhecimento, prática educativa e formação de professores. São Paulo: Ática, 1998. p. 15-42..
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. Pesquisa pedagógica: Do projeto de à implementação. Porto Alegre: Artmed, 2008.
LIMA, Pablo J. dos Santos e NORONHA, Claudianny Amorin. Leitura e ensino de matemática: contribuições para a prática escolar. Natal. EDUFRN, 2014.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 10. reimp. São Paulo: EPU, 2007.
MORGAN, Candia. Writing mathematically: the discourse of investigation. Bristol: Taylor & Francis e-Library, 2002.
NACARATO, Adair Mendes; COLETTI, Selene; LIMA, Rosana de Fátima. A escrita das aulas de matemática: Potencialidades para prática e a formação docente. In: Claudianny A. Noronha e Tatyana M. Nobre Barbosa. (org.). Leituras e escritas: Olhares plurais para múltiplas cenas educativas. São Paulo: Editora Livraria da física, 2018.
NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda L. da. S. e PASSOS, Cármen Lúcia B. A Matemática no anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2º ed. Belo Horizonte. Autêntica editora, 2015.
NACARATO, Adair Mendes; SOUSA, Ana C. Gouveia. Ler e escrever em aulas de matemática: Das concepções às práticas docentes. In: Claudianny A. Noronha e Tatyana M. Nobre Barbosa. (org.). Leituras e escritas: Olhares plurais para múltiplas cenas educativas. São Paulo: Editora Livraria da física, 2018.
SANTOS, Cleane A. dos e NACARATO Adair M. Aprendizagem em Geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014, (Coleção Tendências em Educação Matemática).
SMOLE, K. C. Stocco et al. Era uma vez na matemática: Uma conexão com a literatura infantil. 2ª edição. São Paulo. IME – USP, 1995.