Portal de Conferências da UFSC, VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PROJETOS INTEGRADORES DE MIDIAEDUCAÇÃO
Adriana Ferreira Mendonça, Francisco Filipe Passos dos Santos

Última alteração: 2021-09-01

Palavras-chave


Projetos Integradores; Midiaeducação; Ensino de Matemática

Referências


BELLONI, M.L. O que é mídia-educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

BÉVORT, E.; BELLONI M. L. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1081-1102, set./dez. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 26 de mar. 2021.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de implementação do Novo Ensino Médio. Brasília, 2019a.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, 2019b.

______. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de convocação nº 03/2019. [Processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o programa nacional do livro e do material didático, PNLD 2021]. Brasília, 27 de novembro de 2019c.

FANTIN, M. Mídia-educacão: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, Ponta Grossa, v.14, n1, p.27-40, 2011.

FANTIN, M. Mídia-educação no ensino e o currículo como prática cultural. Currículo sem Fronteiras. v. 12, n.2, p. 437-452, maio/ago. 2012.

FANTIN, M. O lugar da formação e mediação nas literacias e competências midiáticas de crianças e jovens estudantes. Revista Tempos Espaços em Educação, v.13, n. 32, e-14226, jan./dez. 2020.

FERRARI, A. C.; MACHADO, D.; OCHS, M. Guia da Educação Midiática. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SILVA, D.; BORGES, J. Base Nacional Comum Curricular e competências infocomunicacionais: uma análise de correlação. Intercom – RBCC, São Paulo, v. 43, n. 3, p.99-114, set./dez. 2020.

TUFTE, B.; CHRISTENSEN, O. Mídia-Educação – entre a teoria e a prática. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, p.97-118, jan./jun. 2009


Texto completo: Sem título