Portal de Conferências da UFSC, VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
Folha de pagamento na Educação Matemática
Leticia Renata de França Moraes, Antonio Carlos de Souza

Última alteração: 2021-09-04

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo socializar parte de uma pesquisa de conclusão de curso intitulada “Leitura e Escrita em Educação Matemática”, a qual visou investigar potencialidades da leitura e da escrita em Educação Matemática através de textos que abordam relações trabalhistas. A pesquisa desenvolvida possui aspectos qualitativos, com o uso da metodologia de estudo de caso, uma vez que há múltiplas possibilidades de experiências humanas. O objeto da socialização refere-se à terceira de quatro etapas desenvolvidas no processo de investigação, a qual foi desenvolvida de forma remota, com o auxílio de formulário online e aplicativo de mensagens, contou com a participação de quatro alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública estadual e mesclou questões que associavam habilidades matemáticas com o tema abordado. Com base nos autores lidos, ressalta-se que práticas comprometidas com as competências leitora e escritora devem abarcar contextos sociais, econômicos e culturais, que promovam o conhecimento, a mobilização de habilidades matemáticas e o desenvolvimento da criticidade. Destaca-se que o déficit na leitura dificulta a compreensão de quais dados são relevantes em um texto, bem como o que é pedido. Cabe ao profissional de ensino buscar estratégias que garantam a diversidade de leitura e escrita no contexto escolar, o ato de planejar deve considerar a formação plena do educando, levando em conta o desenvolvimento das competências leitora e escritora para formação do cidadão crítico e atuante na sociedade.


Palavras-chave


Ensino Médio; Estudo de caso; Competência Leitora e Escritora

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. 148 p.

 

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018. 596 p.

 

FONSECA, M. C. F. R.; CARDOSO, C. A. Educação matemática e letramento: textos para ensinar Matemática e Matemática para ler o texto. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (org.). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 63-76.

 

LIMAS, E. A.; PIRES, L. L. A. Leitura e escrita nas aulas de Matemática: análise das condições de produção nos efeitos e sentido dessas práticas. In: SEMANA DE LICENCIATURA, 12., 2015, Jataí. Anais [...]. Jataí: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), 13-16 out. 2015, p. 185-198.

 

MORAES, L. R. F. Leitura e Escrita em Educação Matemática. 2021. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2021.

 

SANTOS, S. A. Explorações da linguagem escrita nas aulas de Matemática. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (org.). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 127-141.


Texto completo: Sem título