Última alteração: 2023-09-19
Resumo
A deformação no topo do subleito é um aspecto crítico a ser considerado no projeto de dimensionamento de pavimentos aeroportuários. A capacidade de suporte do subleito é, geralmente, avaliada pelo Índice de Suporte Califórnia (California Bearing Ratio - CBR). Em pavimentos aeroportuários, a deformação do subleito ocorre, principalmente, devido à carga aplicada pelas aeronaves durante as operações de pouso e decolagem. O subleito com baixa resistência pode levar à deformação excessiva, que pode resultar em uma diminuição da vida útil da estrutura do pavimento devido ao surgimento de falhas estruturais ou aumentar as espessuras das camadas superiores, o que pode elevar o custo de implantação do pavimento ou da sua manutenção ao longo do tempo. Ao utilizar valores de CBR variando entre 4% e 10%, este estudo tem o objetivo de analisar se a variação na deformação do topo do subleito tem influência no desempenho estrutural do pavimento. Para as outras camadas (revestimento, base e sub-base), dados de módulo de elasticidade com base na literatura e espessura de camadas sem variação entre as simulações para os seis tipos de aeronaves de modo a verificar a sensibilidade da deformação no topo do subleito somente em função da variação do CBR. Com base nos resultados obtidos, foi observado que um aumento no valor de CBR resulta em uma redução na deformação do subleito. No entanto, é importante considerar outros fatores, como a espessura do pavimento e as características específicas das aeronaves, pois foi constatado na simulação que o peso da aeronave, a configuração do trem de pouso e a pressão nos pneus tem influência significativa na deformação no topo do subleito.