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INFLUENCIA DA RECONFIGURACÃO DE PISTAS NA OCORRÊNCIA DE ESPERAS EM VOO: UM ESTUDO DE CASO NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS
Ivan Matias da Silva, Alessandro Soares de Freitas, Jean Phelipe De Oliveira Lima, Pollyanne Evangelista da Silva, Rafael De Araújo Almeida, Adriano Duarte da Silva, André Luiz Elias Melo

Última alteração: 2023-09-22

Resumo


A operação dos aeroportos está diretamente relacionada às condições meteorológicas, especialmente à direção e intensidade dos ventos. Fatores como mudança na direção e intensidade do vento, que podem gerar um risco para as operações de pouso no aeroporto, desencadeiam eventos de reconfiguração de pista (ou troca de cabeceira). Essa reconfiguração pode resultar em atrasos, acúmulo de voos em fase de aproximação e, por consequência, o aumento no consumo de combustível, ampliando as emissões de CO2, uma vez que manobras nessa fase são menos eficientes. Esse acúmulo de voos esperando autorização para pouso é denominado Efeito Fila. Neste cenário, até que o voo receba autorização para pouso, diversas medidas ATFM podem ser aplicadas, como a Espera em voo. Este trabalho apresenta um estudo para avaliar a influência da reconfiguração de pista na ocorrência de esperas em voo. Primeiramente, verificou-se a relação entre a ocorrência de espera e a troca de cabeceira, através da aplicação do teste Qui-quadrado, em que foi obtido o valor-p<0,001. Em seguida, verificou-se a que o evento de troca de cabeceira causa uma diferença na média de esperas quando comparados os períodos antes e depois da troca, conforme apontou o teste de Wilcoxon, que resultou em valor-p < 0,001. Esses resultados indicam que a reconfiguração de pista exerce forte influência na ocorrência de espera em voo no aeroporto internacional de Guarulhos.

Referências


CGNA (2022). Anuario estatístico de trafego aéreo. Disponível em: http://portal.cgna.decea.mil.br/files/uploads/anuario estatistico/anuario estatistico 2022.pdf.DECEA (2022). Portal operacional cgna. Disponível em: http://portal.cgna.decea.mil.br.ICAO (2016). Procedures of Air Navigation Service Air Traffic Management.Siewerdt, E. (2010). Trocando em Miudos - Dicionário de Termos Aeronáuticos, CR Editorial, Sao Paulo.

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