Portal de Conferências da UFSC, XX Sitraer

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DE PAVIMENTOS AEROPORTUÁRIOS ATRAVÉS DO IRI E BBI
Livia Fortes Merighi, Aline Cacace, Fernando de Oliveira Fortes

Última alteração: 2023-09-25

Resumo


Este trabalho apresenta um estudo da irregularidade longitudinal em pavimentos aeroportuários através de índices utilizados para esta avaliação, tais como o International Roughness Index (IRI), Boeing Bump Index (BBI) e as práticas adotadas pela International Civil Aviation Organization (ICAO). A irregularidade longitudinal é parâmetro funcional responsável pelo conforto e qualidade ao rolamento, onde para aeroportos, durante as operações de pouso e decolagem a existência de possíveis desvios da superfície pode aumentar os níveis de tensão nos pneus podendo resultar em incidentes ou até acidentes. No Brasil este índice é preconizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) através do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) constante no documento nº 153. A Agência Americana responsável pelas atividades da Aviação Civil – Federal Aviation Administration (FAA), realiza o monitoramento deste levantamento através do BBI. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo estatístico realizado em alguns aeroportos no Brasil comparando os resultados de IRI e BBI, analisando as vantagens e desvantagens de cada metodologia, assim como uma análise comparativa através de estudo de caso em pistas de pouso e decolagem.

Referências


Sousa, E.S., Carneiro,R.S.,Oliveira,F.H..L. (2022). Verificação da relação IRI e BBI na avaliação da irregularidade longitudinal de pavimentos aeroportuários. Revista Transportes. DOI:10.14295/transportes.v30i1.2590.

ASTM. (2020). E 867-06 Standard terminology relating to vehicle-pavement systems. West Conshohocken: ASTM International.

Merighi,L.F., Pereira,C.A.,Schiavon,J.A. (2022). Avaliação da irregularidade longidutinal em pavimentos aeroportuários e pistas semi preparadas. Disponível em < https://www.sitraer.ita.br/sitraer2022/Proceedings/proceedings.html> Acesso em julho.23.

Merighi, L.F..(2017) Avaliação funcional de Pavimentos Aeroportuários com a Finalidade de Estabelecer Metas para sua Manutenção. São Paulo: Dissertação de Mestrado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo (2017).

ANAC (2023). Regulamento Brasileiro da Aviação Civil- Resolução nº153: Aeródromos- Operação, Manutenção e Resposta à Emergência. Brasília: Agência Nacional de Aviação Civil.

FAA (2009). AC No:150/5380-9: Advisory Circular- Guidelines and Procedures for Measuring Airfield Pavement Roughness. Washington D.C: Federal Aviation Administration.


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.