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EFICIÊNCIA DOS TERMINAIS DE CARGA AEROPORTUÁRIOS: UMA ANÁLISE CONSIDERANDO O E-COMMERCE
Wellington Luiz Rocha, Marcelo Xavier Guterres, Viviane Adriano Falcao, Joao Basilio Szenczuk

Última alteração: 2023-09-26

Resumo


As concessões aeroportuárias no Brasil iniciaram em 2011, com o objetivo de suprir gargalos na infraestrutura e possíveis investimentos frente ao crescimento de movimentação de passageiros e cargas. O comércio eletrôncio (e-commerce) por sua vez foi um segmento fundamental para o crescimento na movimentação de cargas no Brasil. Adicionalmente, até 2021, quarenta e quatro aeroportos passaram a ser administrados por iniciativas privadas, visando uma melhoria da eficiência operacional, de forma a gerar maior movimentação de cargas e passageiros, maior satisfação dos passageiros e consequentemente maiores receitas para as operadores aeroportuárias. Apesar disso, pouco se foi estudado a respeito da melhoria de eficiência nos terminais de carga aeroportuários do Brasil após a concessão, sendo esse um dos objetivos do presente estudo. Para a determinação da eficiência, a Análise Envoltória de Dados (DEA) – Window Analysis foi aplicada em dois cenários, o primeiro considerando como output do modelo toda moviementação de carga que passaram nos terminais aeroportuários, e o segundo considerando apenas a movimentação do e-commerce, com o objetivo de entender se as concessionárias influenciaram eficiência operacional dos terminais, visto que foi empregado o DEA – Window Analysis e verificar qual foi o comportamento quando aplicou-se apenas o comércio eletrônico como output do modelo, segmento com grande destaque.

 


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