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APRENDIZADO DE MÁQUINA NÃO SUPERVISIONADO APLICADO À IDENTIFICAÇÃO DE SETORES DE ENTRADA EM ÁREA TERMINAL
Jean Phelipe de Oliveira Lima, Pollyanne Evangelista da Silva, Alef Gonçalves Quintanilha, André Luiz Elias Melo

Última alteração: 2023-09-26

Resumo


Aprimorar a eficiência do espaço aéreo é uma prioridade contínua na gestão do tráfego aéreo. Um indicador fundamental de desempenho nesse contexto é o tempo adicional gasto nas áreas terminais. Ao monitorarmos esse indicador de forma adequada, podemos tomar decisões que trarão benefícios tanto econômicos quanto ecológicos. Um requisito para calcular esse indicador é identificar os setores de entrada na área terminal. Com base no contexto apresentado, o objetivo do estudo foi identificar os setores localizados a 40 NM (Milhas Náuticas) e 100 NM de distância de cada um dos quatro aeroporto mais movimentados do Brasil, selecionados para essa análise. A avaliação foi conduzida de forma qualitativa, levando em consideração a densidade de voos nas áreas terminais e a comparação das trajetórias de voo dos diferentes grupos de aeronaves cluster com os procedimentos de pouso disponı́veis nas cartas aeronáuticas dos respectivos aeroportos. Além disso, uma análise de ruıído foi realizada, indicando a presença de ruı́dos entre 0,06% e 3% em cada setor, considerados como outliers ou movimentos atı́picos. Esses resultados apontaram que os clusters foram bem identificados, mantendo um conjunto significante de dados. A principal vantagem apresentada neste artigo é a utilização de um método para definir os parâmetros dos modelos treinados, que demonstraram robustez em todos os experimentos, indicando a escalabilidade da solução proposta.

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