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Desafiando Curvas Isofônicas como um Meio Efetivo de Gestão de Conflitos de Ruído Aeroportuário com COmunidades: Quantificando Pessoas Afetadas pelos Aeroportos de São Paulo
Luiz Henrique Werneck de Oliveira

Última alteração: 2023-09-29

Resumo


Ruído aeronáutico próximo a aeroportos é um incômodo significativo, afetando a saúde humana e o desempenho de alunos em escolas. São Paulo tem 12 milhões de habitantes em uma macro metrópole com 33 milhões. Seus três principais aeroportos registraram 76,2 milhões de passageiros e 623,7 mil movimentações de aeronaves em 2019. Suas curvas isofônicas mais recentes datam de 2017 a 2019, mas o número de pessoas, domicílios, escolas e unidades de saúde dentro dos limites de 65dB não foi contabilizado. este artigo sobrepõe as curvas isofônicas aos dados dos setores censitários do censo de 2010 para estimar tais impactos. Observou-se que entre 300 mil e 500 mil pessoas residem nas áreas sujeitas a 65dB e 75dB de ruído aeronáutico, dependendo da forma de estimativa, já que um dos principais aeroportos fecha à noite, distorcendo o cállculo de curvas de ruído em média de 24 horas. Assim, questiona-se o uso de curvas isofônicas para avaliar os efeitos de aeroportos em casos de comunidades urbanas de alta densidade com aeroportos movimentados, indicando melhorias potenciais apra o futuro.

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