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CAPACIDADE DE PISTA DINÂMICA: FATORES A SEREM CONSIDERADOS NA METODOLOGIA BRASILEIRA
James Gomes Lima

Última alteração: 2023-09-18

Resumo


O Sistema de Pistas constitui um dos componentes da Infraestrutura Aeroportuária de relevância na determinação da viabilidade operacional de um aeroporto, no número de operações que o aeródromo poderá suportar sem trazer impactos aos setores de controle de tráfego aéreo; além de representar importante elemento definidor do acesso de companhias aéreas ao mercado aeroportuário brasileiro. A capacidade do sistema de pistas possui distinção ímpar no campo das Relações Internacionais, agregando algumas de suas teorias e realçando o papel do Brasil como principal protagonista na eficiência da Aviação Civil, perante outros membros da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Ademais, diante do processo de concessões de alguns aeroportos, ditado pelo governo brasileiro, buscando o uso eficiente da infraestrutura aeroportuária e a competitividade do mercado aeroportuário, o incremento da capacidade de pista não deve ser encarado tão somente sob a ótica do ente privado e do lucro advindo das operações extras através da absorção de mais companhias aéreas, mas também como política pública. Ocorre que a possibilidade de majoração da Capacidade do Sistema de Pista tem sido fórum de debates incessantes, questiona-se se alguns dos aspectos da metodologia atualmente empregada têm sido um dos fatores restritivos ao ingresso ao mercado aeroportuário brasileiro. Busca-se por meio deste trabalho contextualizar o leitor acerca da metodologia brasileira da capacidade de pista e dos aspectos considerados nas metodologias européia e americana sobre o assunto.

Referências


BRASIL. Comando da Aeronáutica. Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Portaria DECEA n° 78/DGCEA, de 23 de março de 2015. Aprova a reedição do MCA 100-14, Manual que trata da “Capacidade do Sistema de Pistas”. Boletim do Comando da Aeronáutica, Rio de Janeiro, n. 070, de 15 de abril de 2015.

 

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LEIGHFISHER, F. et al. Evaluating Airfield Capacity. Washington D.C. Transportation Research Board, 2012.

 

NETWORK MANAGER. ATFCM Users Manual. Brussels, EUROCONTROL. Edition 23.0, 2019.

 

NETWORK MANAGER. Airport Capacity Assessment Metodology – ACAM Manual. Brussels, EUROCONTROL. Edition 1.1, 2016.

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