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Teoria Social Cognitiva: Autoeficácia em conexão com especificidades de treinamento operacional do Batalhão de Polícia de Choque na Polícia Militar do Pará
JOSE DE JESUS PALHETA JÚNIOR, MAXWELL MATOS DE SOUSA, FABRÍCIO SILVA BASSALO

Última alteração: 2023-10-25

Resumo


Resumo. Este artigo aborda as ações formativas empreendidas pelo Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Pará, a fim de habilitar os militares a exercerem as funções específicas dessa unidade, em especial nas operações de controle de multidão. Explora e explica as competências desse Batalhão; a vinculação dos treinamentos à Matriz Curricular Nacional e ao ensino por competências; a influência de Skinner, por meio do condicionamento operante; e, por fim, a possibilidade de fomento do ensino-aprendizagem pela Teoria Social Cognitiva de Bandura, em especial pelo construto da autoeficácia. Utilizou-se um levantamento e análisedocumental e bibliográfico. O lócus deste estudo é o Batalhão de Polícia de Choque. Conclui-se que a Polícia Militar passou a adotar o modelo teórico de análise do comportamento por meio da Teoria Social Cognitiva para fomentar as ações formativas da instituição e que esses instrumentos têm total condição de ser adaptado ao treinamento dos operadores do Batalhão de Polícia de Choque, favorecendo a aprendizagem das técnicas e adoção de condutas adequadas às operações de controle de multidão.

Palavras-chaves: Formação Policial. Segurança Pública. Polícia de Choque.




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