Última alteração: 2023-10-25
Resumo
Resumo. Este artigo aborda as ações formativas empreendidas pelo Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Pará, a fim de habilitar os militares a exercerem as funções específicas dessa unidade, em especial nas operações de controle de multidão. Explora e explica as competências desse Batalhão; a vinculação dos treinamentos à Matriz Curricular Nacional e ao ensino por competências; a influência de Skinner, por meio do condicionamento operante; e, por fim, a possibilidade de fomento do ensino-aprendizagem pela Teoria Social Cognitiva de Bandura, em especial pelo construto da autoeficácia. Utilizou-se um levantamento e análisedocumental e bibliográfico. O lócus deste estudo é o Batalhão de Polícia de Choque. Conclui-se que a Polícia Militar passou a adotar o modelo teórico de análise do comportamento por meio da Teoria Social Cognitiva para fomentar as ações formativas da instituição e que esses instrumentos têm total condição de ser adaptado ao treinamento dos operadores do Batalhão de Polícia de Choque, favorecendo a aprendizagem das técnicas e adoção de condutas adequadas às operações de controle de multidão.
Palavras-chaves: Formação Policial. Segurança Pública. Polícia de Choque.