Portal de Conferências da UFSC, Simpósio de Design Sustentável

Tamanho da fonte: 
O Olhar Discente sobre o ensino da sustentabilidade em Cursos de Design de Moda
Bruna Lummertz Lima, Suzana Barreto Martins

Última alteração: 2023-10-20

Resumo


Este estudo, originado em uma pesquisa de pós-doutorado, aborda o ensino de sustentabilidade em cursos de Design de Moda, sob a perspectiva de alunos e ou egressos de cursos de graduação. A partir de uma pesquisa bibliográfica, centrada nos autores Lima (2018), Willians (2013;2016), Fletcher; Williams (2013) e Mazzarella, Storey, Wiliams (2019) e de pesquisa aplicada por meio de questionário, no ano de 2022 com treze docentes de instituições superiores de moda no Brasil, compreendeu-se que a análise do discurso de discentes desses mesmos cursos se fazia necessária. Assim, foi aplicado um questionário, via plataforma Google forms, com 37 participantes. Como resultado, foi possível identificar algumas lacunas no ensino, sobretudo, com relação a atuação das disciplinas, projeto político pedagógico dos cursos, formação de professores e a parceria com empresas.

Palavras-chave


Design de Moda, Ensino; Sustentabilidade;