Políticas da Conferência

Política de Acesso às Edições Anteriores

As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados, seguem a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Histórico

O evento surguiu de iniciativa do grupo Organização do Conhecimento e Gestão Documental – KOD

O Seminário Organização do Conhecimento e Gestão Documental teve como foco principal a exposição e o debate dos trabalhos e pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento, por seus integrantes. Na primeira edição foram inscritos 172 ouvintes que participaram de dois turnos sendo: turno matutino (palestra intitulada: Contextualizando a Organização do Conhecimento: histórias e teorias, ministrada pelo Prof. Dr. Rodrigo de Sales e exposição de trabalhos do KOD); e noturno (exposição de trabalhos do KOD e mesa redonda com o título: Organização e Representação da Informação: diálogos entre Arquivologia, Museologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação).

- O I Seminário de Organização do Conhecimento e Gestão Documental aconteceu no CFH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas | Quinta, 09. Novembro 2017.

PROGRAMAÇÃO:
Manhã - 8h30 Abertura: Dra. Marisa Brascher, Dr. Cezar Karpinski e Dra. Eva Cristina Leita da Silva
9h Palestra: 'Contextualizando a Organização do Conhecimento: histórias e teorias" - Dr. Rodrigo de Sales (UFF) (mediação: Luciane Paula Vital)
10h30 Apresentações de pesquisas (Mediação: Leolíbia Luana Linden)
- Descrição arquivística e representação temática - Dra. Luciane Paula Vital
- Difusão da informação arquivística nos cursos de graduação em Arquivologia do Brasil - Fernanda Frasson Martendal
- Categorização: uma análise temática na literatura da CI - Juliana Rabelo do Carmo
- Representação da informação em ecomuseu - Leonardo Hermes Lemos
Noite
18h30 Apresentações de pesquisas (Mediação: Andreia Sousa da Silva)
- Contribuições de Willard Van Orman Quine à Organização do Conhecimento - Leila Cristina Weiss
- A atuação dos arquivos públicos estaduais do Brasil nas atividades de representação da informação para atendimento da Lei de Acesso à Informação - Renata Ventura
- Os Repositórios Digitais Arquivísticos Confiáveis (RDC-Arq) para Registro Civil - Camila Schwinden Lehmkuhl
19h30 Mesa Redonda: Organização e Representação da Informação: diálogos entre Arquivologia, Museologia, Bilioteconomia e Ciência da Informação - Dra. Eva Cristina Leita da Silva e Dr. Rodrigo de Sales
20h30 Encerramento: Dra. Marisa Brascher, Dr. Cezar Karpinski e Dra. Eva Cristina Leita da Silva

A intensão em realizar este seminário foi motivada para ampliar o espaço de discussão, entre CI e outras áreas do conhecimento, mostrando e enfatizando o seu caráter interdisciplinaridade, possibilitando que estudantes da graduação percebam quais assuntos estão sendo pauta para discussões e também quais podem se desenvolver em pesquisas e trabalhos futuros dentro da pós-graduação.

O II Seminário de Organização do Conhecimento e Gestão Documental acontecerá nos dias 17 e 18 de Setembro de 2018 na Biblioteca Universitária, Campus Florianópolis.

KOD - Organização do Conhecimento e Gestão Documental, Florianópolis/SC, 2018. Ambiente desenvolvido por Juliana Fachin.

Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.