Leitura, escrita e conexões em educação matemática escolar
LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Sem título
|
José Alves Araújo Júnior, Rita de Cássia do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Francisco Jeovane do Nascimento |
|
Contribuições teóricas de formação, saberes e conhecimentos docentes presentes em pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE para o professor que ensina matemática |
PDF
|
Adriana Nogueira de Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira |
|
A inserção de textos nas aulas de Matemática: leitura, interpretação e escrita como estratégias de ensino e aprendizagem |
PDF
|
Lucimara Aparecida dos Santos |
|
O Residência Pedagógica como campo de aprendizagem da matemática escolar: experiências e desafios |
PDF
|
Marina Rodrigues da Silva Lopes, Jónata Ferreira de Moura |
|
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA PERSONAGEM EMÍLIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Juliane Dias Guillen |
|
Interpretações contextuais e matemáticas do frontispício do tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments... por licenciandos de Matemática da UECE |
PDF
|
Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira |
|
PODE OU NÃO PODE LER? É POSSÍVEL COMPREENDER? – (IN)COMPREENSÕES MATEMÁTICAS NAS TIRINHAS CALVIN E HAROLDO |
PDF
|
Luana Oliveira Lima, Flavia Luciene Azevedo Oliveira Lima |
|
Trabalho em grupo alinhado ao letramento matemático |
XML
|
Vitor Oliveira do Nascimento |
|
A EXPRESSÃO DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA A PARTIR DA ESCRITA |
XML
|
Patrícia de Souza Fiamoncini, Viviane Clotilde da Silva |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PROJETOS INTEGRADORES DE MIDIAEDUCAÇÃO |
Sem título
|
Adriana Ferreira Mendonça, Francisco Filipe Passos dos Santos |
|
ESTUDO SOBRE O IMPACTO DE AULAS MEDIADAS POR TECNOLOGIA NO DESEMPENHO DISCENTE NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EST/UEA. |
XML
|
Ladislau Ferreira Pereira |
|
PROBLEMAS BOBORILDOS E AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Lúcia Moreno, Klinger Teodoro Ciríaco |
|
FOTOGRAFANDO AS FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS: UMA CONEXÃO ENTRE FOTOGRAFIA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. |
PDF
|
Francilene Almeida Sousa, José Joelson Pimentel de Almeida |
|
ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA |
XML
|
Carine Medeiros Correia, Estéfany Fonseca dos Santos, Rejane Conceição Silveira da Silva, Suzi Samá |
|
CANÇÕES MATEMÁTICAS: UMA NOVA LINGUAGEM? |
PDF
|
SIDCLEY DALMO TEIXEIRA CALDAS |
|
A Noção de Elemento Inverso: sua Sintaxe e sua Semântica em Linguagem Matemática |
PDF
|
Sueli Ferreira da Cunha, Jaime Velasco |
|
PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM SEQUÊNCIAS RECURSIVAS |
PDF
|
Adriana Jungbluth, Silvana Leonora Lehmhuhl Teres |
|
O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E ENSINO (LAMATE) E O USO DO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA LICENCIATURA |
XML
|
Joelma Nogueira dos Santos, José Mairton Rodrigues dos Santos |
|
CONSTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PRÁTICAS DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DO SENSO NUMÉRICO EM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
XML
|
Marina De Souza Bortolucci, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid |
|
QUESTIONANDO PADRÕES NORMALIZADORES NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM IDADE ESCOLAR |
Sem título
|
Íria Bonfim Bonfim Gaviolli, João Pedro Antunes de Paulo |
|
DIÁLOGOS COM VARIAÇÃO E INCERTEZA: CRIANÇAS NO JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS ESTATÍSTICAS |
PDF
|
Roberta Schnorr Buehring |
|
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE ITENS PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM MATEMÁTICA |
XML
|
Emiliana Aparecida Correa, Lizandra da Silva Menegon |
|
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO REVELADO EM ESCRITAS REFLEXIVAS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DECORRENTES DE UM PLANEJAMENTO DE AULA SOBRE BINÔMIO DE NEWTON |
Sem título
|
André Lima Rodrigues, Bruno Rodrigo Teixeira |
|
O JOGO NA PERSPECTIVA DA RESULUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
Sem título
|
Carla Mariana Rocha Brittes da Silva, Keli Cristina Conti |
|
SITUAÇÕES-PROBLEMA DE JUROS SIMPLES CLASSIFICADOS À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
XML
|
Regis Alessandro Fuzzo, Veridiana Rezende |
|
ESCRITA E LEITURA ENQUANTO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO LIVRO DIDÁTICO |
XML
|
Rodiney Marcelo Braga dos Santos, Dlaânio da Silva Correia, Marcos Antônio Petrucci de Assis, Manaires do Carmo Lopes de Sousa |
|
A ESCRITA REFLEXIVA COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
XML
|
Mércia de Oliveira Pontes, Ana Karla Varela da Silva Siqueira |
|
MATRIZES E O DESMATAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
XML
|
Beatriz Almeida de Oliveira, Simone Teixeira da Silva Martins, Ledina Lentz Pereira |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A INFÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 |
XML
|
Laís Helena Besseler de Oliva, Maria Auxiliadora Megid |
|
LETRAMENTO MATEMÁTICA: novos caminhos para um ensino-aprendizagem significativo |
XML
|
Marília Maira Brisolla, Natália Raquel Brisolla |
|
SEQUÊNCIAS DE ENSINO APLICADAS À APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES NO 9º ANO: ANALISANDO AS ESTRATÉGIAS |
XML
|
Maria Daiane da Silva Parentes, Joselma Ferreira Lima e Silva |
|
LINGUAGENS PARTILHADAS E CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO: UMA ANÁLISE NOS ITENS DE GEOMETRIA DO ENEM |
XML
|
Joselma Ferreira Lima e Silva, Sr. João Gabriel Macedo Rodrigues |
|
ATRAVESSAMENTOS DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: DO HOMEM DO SAMBAQUI À ETNOMATEMÁTICA |
XML
|
Jeanice Back Andrade |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
http://ensus.paginas.ufsc.br/
https://ensus2025.paginas.ufsc.br/
Contato: ensus.ufsc@gmail.com
Acompanhe o ENSUS no facebook, instragran e youtube.