Apresentação oral - 1. Competências profissionais para o cenário da Indústria 4.0: desenvolvimento por meio de metodologias ativas em cursos de pós-graduação.
- 2. Jornada do produtor: relato de criação de produções audiovisuais para EAD utilizando o Design Thinking
- 3. Ergonomia e usabilidade aplicadas no desenvolvimento de website inclusivo em uma escola pública de Florianópolis-SC
- 4. Uma Rede Internacional de Clubes de Ciências para desenvolver e compartilhar experiências inovadoras com metodologias de aprendizagem para educação científica
- 5. Ensino do empreendedorismo - benefícios e desafios
- 6. Gamificação em sala de aula: o uso do Classcraft no ensino de Física
- 7. O ensino da Anatomia Humana através de experiências educacionais inovadoras– um projeto piloto
- 8. ABP Aplicada ao ensino de Engenharia Mecânica
- 9. A matemática e o mundo têxtil: entre cálculos, moldes e tecidos.
- 10. Contribuições de Gestão do Conhecimento e Service Dominant Logic para integração de valor e inovação na adoção de Tecnologias Educacionais Digitais
- 11. Benchmarking de práticas inovadoras na educação superior
- 12. Práticas educativas inovadoras para promoção de alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental
- 13. O uso do blog como artefato no processo ensino-aprendizagem
- 14. As personas do processo de ensino-aprendizagem na contemporaneidade
- 15. O ensino de ciências através do software Scratch: uma revisão narrativa
- 16. Newsgames de Letramento: formato interativo com base em notícias jornalísticas
Apresentação em pôster - 1. A formação do docente universitário e seus reflexos no ensino e no perfil da formação profissional
- 2. Uma proposta de avaliação de aprendizagem baseado na reação emocional e no desenvolvimento de competências, conhecimento e habilidades
- 3. Gamificação: uma estratégia para auxiliar no dever de casa invertido
- 4. Prática de ensino nas aulas de anatomia humana utilizando metodologia ativa – rotação por estações baseado na semiótica de Duval
- 5. O que se investiga sobre o uso de metodologia ativa para o ensino do aparelho do movimento no ensino superior na disciplina de anatomia humana
- 6. Metodologias ativas no ensino superior: o caso do Programa Educalab, do Centro Universitário de Santa Catarina
- 7. A tríade da perenidade: educação, tecnologia e plantas medicinais
- 8. Explorando possibilidades de usos de jogos digitais na educação: análise de um sonho brasileiro
- 9. Didática e metodologias ativas de aprendizagem: o que constam no projeto político pedagógico e revelam o fazer docente?
- 10. Do asfalto para a floresta: apontamentos sobre a gestão democrática em escolas de povos indígenas da Amazônia ocidental brasileira
- 11. Práticas lúdicas para o desenvolvimento do pensamento computacional
- 12. Aproximando metodologias ativas e ensino superior: um estudo de caso com aplicação de sala de aula invertida
- 13. Interações mediadas: o Whatsapp no apoio a produção acadêmica promovida pela Escola da Alesc
- 14. Turma da Mônica: do gibi à transmídia e à educação para a ética e para a cidadania
- 15. Empreendedorismo social: as lições que vêm de um brechó
- 16. Centro Universitário Municipal de São José (USJ) no caminho da inovação: relato de experiência do investimento em Projetos de Extensão e Iniciação Científica
|
O Encontro Nacional Dos Estudantes de Engenharia Naval ou ENAV é um evento anual que se tornou uma das maiores convenções do setor naval realizadas no país. Em 2023, o evento será realizado na UFSC - Campus Joinville e no Ágora Tech Park ofertando em torno de 50 atrações, sendo estas palestras, minicursos, workshops e visitas técnicas, além de desafios de logística e estruturais, e, também, submissão de artigos científicos.