Leitura, escrita e conexões em educação matemática escolar
LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Sem título |
José Alves Araújo Júnior, Rita de Cássia do Nascimento, Eliziane Rocha Castro, Francisco Jeovane do Nascimento |
Contribuições teóricas de formação, saberes e conhecimentos docentes presentes em pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE para o professor que ensina matemática | |
Adriana Nogueira de Oliveira, Ana Carolina Costa Pereira |
A inserção de textos nas aulas de Matemática: leitura, interpretação e escrita como estratégias de ensino e aprendizagem | |
Lucimara Aparecida dos Santos |
CONSIDERAR OS REGISTROS DOS ALUNOS: UMA MICROAÇÃO NO CONTEXTO DE PRESCRIÇÕES REFERENTES ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS | |
ROSANGELA ELIANA BERTOLDO FRARE |
O Residência Pedagógica como campo de aprendizagem da matemática escolar: experiências e desafios | |
Marina Rodrigues da Silva Lopes, Jónata Ferreira de Moura |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA PERSONAGEM EMÍLIA NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Juliane Dias Guillen |
Interpretações contextuais e matemáticas do frontispício do tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments... por licenciandos de Matemática da UECE | |
Andressa Gomes dos Santos, Ana Carolina Costa Pereira |
PODE OU NÃO PODE LER? É POSSÍVEL COMPREENDER? – (IN)COMPREENSÕES MATEMÁTICAS NAS TIRINHAS CALVIN E HAROLDO | |
Luana Oliveira Lima, Flavia Luciene Azevedo Oliveira Lima |
Trabalho em grupo alinhado ao letramento matemático | XML |
Vitor Oliveira do Nascimento |
A EXPRESSÃO DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA A PARTIR DA ESCRITA | XML |
Patrícia de Souza Fiamoncini, Viviane Clotilde da Silva |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PROJETOS INTEGRADORES DE MIDIAEDUCAÇÃO | Sem título |
Adriana Ferreira Mendonça, Francisco Filipe Passos dos Santos |
ESTUDO SOBRE O IMPACTO DE AULAS MEDIADAS POR TECNOLOGIA NO DESEMPENHO DISCENTE NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EST/UEA. | XML |
Ladislau Ferreira Pereira |
PROBLEMAS BOBORILDOS E AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
Lúcia Moreno, Klinger Teodoro Ciríaco |
FOTOGRAFANDO AS FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS: UMA CONEXÃO ENTRE FOTOGRAFIA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. | |
Francilene Almeida Sousa, José Joelson Pimentel de Almeida |
ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DIÁLOGO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA | XML |
Carine Medeiros Correia, Estéfany Fonseca dos Santos, Rejane Conceição Silveira da Silva, Suzi Samá |
CANÇÕES MATEMÁTICAS: UMA NOVA LINGUAGEM? | |
SIDCLEY DALMO TEIXEIRA CALDAS |
A Noção de Elemento Inverso: sua Sintaxe e sua Semântica em Linguagem Matemática | |
Sueli Ferreira da Cunha, Jaime Velasco |
PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM SEQUÊNCIAS RECURSIVAS | |
Adriana Jungbluth, Silvana Leonora Lehmhuhl Teres |
O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E ENSINO (LAMATE) E O USO DO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA LICENCIATURA | XML |
Joelma Nogueira dos Santos, José Mairton Rodrigues dos Santos |
O ENSINO DA EQUAÇÃO DO 1º GRAU PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – USO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | |
Nilton Lásaro Jesuino, Adriana Aparecida Molina Gomes |
CONSTRIBUIÇÕES DA PESQUISA PRÁTICAS DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DO SENSO NUMÉRICO EM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | XML |
Marina De Souza Bortolucci, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid |
QUESTIONANDO PADRÕES NORMALIZADORES NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM EM IDADE ESCOLAR | Sem título |
Íria Bonfim Bonfim Gaviolli, João Pedro Antunes de Paulo |
DIÁLOGOS COM VARIAÇÃO E INCERTEZA: CRIANÇAS NO JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS ESTATÍSTICAS | |
Roberta Schnorr Buehring |
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE ITENS PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM MATEMÁTICA | XML |
Emiliana Aparecida Correa, Lizandra da Silva Menegon |
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO REVELADO EM ESCRITAS REFLEXIVAS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DECORRENTES DE UM PLANEJAMENTO DE AULA SOBRE BINÔMIO DE NEWTON | Sem título |
André Lima Rodrigues, Bruno Rodrigo Teixeira |
O JOGO NA PERSPECTIVA DA RESULUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA | Sem título |
Carla Mariana Rocha Brittes da Silva, Keli Cristina Conti |
Folha de pagamento na Educação Matemática | Sem título |
Leticia Renata de França Moraes, Antonio Carlos de Souza |
SITUAÇÕES-PROBLEMA DE JUROS SIMPLES CLASSIFICADOS À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | XML |
Regis Alessandro Fuzzo, Veridiana Rezende |
ESCRITA E LEITURA ENQUANTO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO LIVRO DIDÁTICO | XML |
Rodiney Marcelo Braga dos Santos, Dlaânio da Silva Correia, Marcos Antônio Petrucci de Assis, Manaires do Carmo Lopes de Sousa |
A ESCRITA REFLEXIVA COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | XML |
Mércia de Oliveira Pontes, Ana Karla Varela da Silva Siqueira |
MATRIZES E O DESMATAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | XML |
Beatriz Almeida de Oliveira, Simone Teixeira da Silva Martins, Ledina Lentz Pereira |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A INFÂNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 | XML |
Laís Helena Besseler de Oliva, Maria Auxiliadora Megid |
LETRAMENTO MATEMÁTICA: novos caminhos para um ensino-aprendizagem significativo | XML |
Marília Maira Brisolla, Natália Raquel Brisolla |
SEQUÊNCIAS DE ENSINO APLICADAS À APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES NO 9º ANO: ANALISANDO AS ESTRATÉGIAS | XML |
Maria Daiane da Silva Parentes, Joselma Ferreira Lima e Silva |
LINGUAGENS PARTILHADAS E CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO: UMA ANÁLISE NOS ITENS DE GEOMETRIA DO ENEM | XML |
Joselma Ferreira Lima e Silva, Sr. João Gabriel Macedo Rodrigues |
ATRAVESSAMENTOS DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: DO HOMEM DO SAMBAQUI À ETNOMATEMÁTICA | XML |
Jeanice Back Andrade |