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Informação Contábil do Setor Público com Foco no Cidadão – Análise do Popular Reporting à Luz da Teoria da Comunicação
Última alteração: 2020-04-28
Resumo
O presente estudo buscou explorar o popular reporting, tema pouco discutido no Brasil,revisando a literatura à luz da Teoria da Comunicação. Assim, discute-se como a contabilidadepode auxiliar na accountability do setor público, transmitindo informações de maneira adequadae simplificada para compreensão de seus usuários, em especial aqueles que não possuemconhecimento de contabilidade e finanças públicas. Para revisão da literatura abordada no ensaioteórico foram realizadas buscas em algumas das principais bases de pesquisa científica. Adiscussão apresenta relações entre os estudos sobre o popular reporting e os elementos edimensões trazidos a partir da Teoria Matemática da Comunicação, permitindo a identificação depontos que devem ser observados no processo de comunicação dos entes públicos aos cidadãosatravés dos relatórios financeiros populares. No cenário brasileiro, no qual a transparência e oacesso à informação são incentivados e obrigatórios devido à legislação, a disponibilização derelatórios financeiros em formato popular tende a fortalecer esse movimento. Por isso, observaros elementos e dimensões do processo de comunicação é um desafio aos contadores e áreas decomunicação dos entes públicos, que, atentos aos possíveis pontos de fragilidade podem realizara transmissão de uma mensagem com o mínimo ruído possível e assim contribuir para o incentivoà cidadania.
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