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A Aplicação Da Teoria Das Restrições No Processo De Realização Da Despesa Em Uma Instituição Pública Federal De Ensino
Última alteração: 2020-04-09
Resumo
A Teoria das Restrições prescreve que, através do gerenciamento dos gargalos, é possível aperfeiçoar o desempenho global. Neste contexto, este estudo parte da seguinte questão: “Como utilizar a Teoria das Restrições no processo de execução de estágios da despesa, visando maior eficiência no processo?” Para responder o questionamento, estabeleceu-se como objetivo: “aprimorar a execução da despesa numa Instituição Pública Federal de Ensino com a aplicação da Teoria das Restrições”. Quanto aos aspectos metodológicos cabe destacar que a pesquisa possui abordagem qualitativa, a coleta dos dados primários foi realizada por meio de análise documental e observação, e quanto aos procedimentos técnicos trata-se de um estudo de caso. Destaca-se ainda que os dados foram coletados durante os meses de outubro e novembro de 2016 na Reitoria da Instituição de Ensino estudada. O estudo evidenciou que dentre os estágios da despesa o empenho é a etapa mais frágil do processo. Deste modo, para que seja aumentado o desempenho do gargalo existente na etapa do empenho constatou-se que é necessário capacitar os servidores da reitoria e dos campus da Instituição.
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