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Competências do Contador na Perspectiva dos Acadêmicos Ingressantes e Concluintes do Curso de Ciências Contábeis
Última alteração: 2020-04-09
Resumo
O estudo objetivou analisar se a percepção das competências consideradas como importantes no exercício da profissão difere entre os acadêmicos ingressantes e os acadêmicos concluintes no curso de Ciências Contábeis de duas universidades públicas. Acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) participaram desta pesquisa totalizando 278 respondentes, sendo 174 do 1º ano (58 da UDESC e 116 da UEL) e 104 acadêmicos do 4º ano (31 da UDESC e 73 da UEL). Os dados foram coletados por meio da aplicação de formulário com escala Lickert de cinco pontos construído a partir das treze competências do contador preconizadas no estudo de Cardoso, Riccio e Albuquerque (2009, p. 373). Tanto o curso de graduação em Ciências Contábeis da UDESC, como da UEL estão orientados para a formação generalista, a fim de atender as variadas demandas da sociedade onde estão inseridas. Em vista disso, o estudo contempla duas hipóteses: H0: não existe diferença entre os acadêmicos ingressantes e concluintes, tanto da UDESC como da UEL, quanto à percepção de competências mais importantes para o exercício da profissão; e, H1: existe diferença entre os acadêmicos ingressantes e concluintes, tanto da UDESC como da UEL, quanto à percepção de competências mais importantes para o exercício da profissão. Os resultados estatísticos revelam a rejeição da hipótese nula, pois o valor-p ficou abaixo do nível de significância estipulado em 0,5 e, portanto, a H1 não é rejeitada indicando que existe diferença entre os acadêmicos ingressantes e concluintes, tanto da UDESC como da UEL, quanto à percepção de competências mais importantes para o exercício da profissão.
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