Portal de Conferências da UFSC, 9º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças

Tamanho da fonte: 
Resultado Financeiro dos Municípios do Estado do Pará de 2015 a 2017: Análise por Aplicação de Quocientes nos Balanços Financeiros dos Entes, divididos por Porte.
Mauro Alexandre de Almeida Ribeiro, Leticia Ferreira Soares, Maria de Nazareth Oliveira Maciel, Tany Ingrid Sagredo Marin

Última alteração: 2020-04-09

Resumo


Os balanços financeiros oferecem dados e informações que possibilitam aplicar quocientes ecoletar resultados sobre a performance financeira dos Entes públicos. Esta investigação tem porobjetivo conhecer o resultado financeiro dos municípios do estado do Pará de 2015 a 2017,através da análise e aplicação de quocientes aos balanços financeiros dos entes, divididos porporte. Foi utilizado o método de pesquisa empírico-analítico, de classificação descritiva comcaracterísticas bibliográfica e documental e abordagem quantitativa. Os dados foram coletados,organizados e tabulados a partir dos balanços financeiros, baixados na íntegra no sítio eletrônicodo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM/PA), tratados pelospesquisadores como fonte de informações para responder à questão de pesquisa. Nos resultados,o maior destaque ocorreu, da aplicação do Quociente do Resultado dos Saldos Financeiros ondeos achados demonstram resultados, menores que 1, na maioria dos municípios pesquisados, emtodos os grupos de porte nos três anos de pesquisa. O maior percentual foi encontrado nosmunicípios de pequeno porte, no ano de 2016, com 64%. Esse resultado financeiro comprova queo saldo, transferido para o exercício seguinte, foi menor do que o saldo do exercício anterior.Neste caso há uma necessidade de novas pesquisas que possam verificar se as disponibilidades(saldo de caixa/bancos) refletiram, realmente, a movimentação financeira de origemextraorçamentária e assim, criar bases seguras de análise e interpretação, sendo esta umalimitação da pesquisa.

Texto completo: PDF