Portal de Conferências da UFSC, VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM SEQUÊNCIAS RECURSIVAS
Adriana Jungbluth, Silvana Leonora Lehmhuhl Teres

Última alteração: 2021-08-30

Palavras-chave


Pensamento algébrico; Generalização de padrões; Sequências recursivas.

Referências


BLANTON, M. L.; KAPUT, J. J. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 36, n. 5, p. 412-443, nov. 2005.

BLANTON, M.; KAPUT, J. Functional thinking as a route into algebra in the elementary grades. In: CAI, J.; KNUTH, E. (eds.). Early algebraization. A global dialogue from multiple perspectives. Berlin: Springer, p. 5-23, 2011.

BLANTON, M.; STEPHENS, A.; KNUTH, E.; GARDINER, A. M.; ISLER, I.; KIM, J.-S. The Development of Children’s Algebraic Thinking: The Impact of a Comprehensive Early Algebra Intervention in Third Grade. Journal for Research in Mathematics Education, v. 46, n. 1, p. 39 – 87, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum: BNCC. Versão para impressão. Brasília: MEC, 2017.  Disponível em:  http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em:  18 jan. 2021.

STACEY, K. Finding and using patterns in linear generalizing problems. Educational Studies in Mathematics, n. 20, p. 47-164, 1989.

VALE, I.; BARBOSA, A.; FONSECA, L.; PIMENTEL, T., BORRALHO, A.; CABRITA, I.; BARBOSA, E. Padrões em Matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino básico. Lisboa: Texto, 2011.

VALE, I.; PIMENTEL, T. O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores. Da Investigação às Práticas, v. 3, n. 2, p. 98-124, 2013.

VAN DE WALLE, John A. (2009). Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed.

 

 


Texto completo: PDF