Portal de Conferências da UFSC, VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
A ESCRITA REFLEXIVA COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Mércia de Oliveira Pontes, Ana Karla Varela da Silva Siqueira

Última alteração: 2021-09-04

Palavras-chave


Escrita reflexiva; Formação de professores; Grupo colaborativo.

Referências


DESGAGNÉ, S. O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, p. 7-35, maio/ago. 2007. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4443/3629. Acesso em 10 de jun de 2017.

 

FERREIRA, M. S. A abordagem colaborativa: uma articulação entre pesquisa e formação. In: SAMPAIO, M. N.; SILVA, R. de F. (Orgs). Saberes e práticas de docência. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012.

 

FERREIRA, A. C. Metagognição e Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática: uma experiência de trabalho colaborativo. Campinas, SP: Unicamp, 2003. Tese de Doutorado 368p. disponível em http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252812. Acesso em 4 fev. 2019.

FIORENTINI, D. (Org) Formação de Professores de Matemática: Explorando Novos Caminhos com Outros Olhares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.

 

FIORENTINI, D. Pesquisar Práticas Colaborativas ou Pesquisar Colaborativamente? In.: BORBA, M. C.; ARAUJO, J. L. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 5° ed. 2013.

 

IBIAPINA, I. M. L. de M.; FERREIRA, M. S. A pesquisa
colaborativa na perspectiva sócio-histórica. Linguagem, Educação e Sociedade, Teresina, n.12, 2005 p. 26-38.

 

IBIAPINA. I. M. L. de M. BANDEIRA. H. M. M. F. ARAUJO. A. Machado. (org) Pesquisa colaborativa: multirreferenciais e práticas convergente. 2016. Disponível em <http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/LIVRO%20PESQUISA%20COLABORATIVA_E-BOOK.pdf. > Acesso em agosto de 2017.

 

KRANZ, C. R. O Desenho Universal pedagógico na educação matemática inclusiva. São Paulo, Editora Livraria da Física, 2015 (Coleção Contexto de Ciências)

 

SANTOS, S. M. M. Formação continuada numa perspectiva de mudança pessoal e profissional. Sitientibus. Feira de Santana, 2004. n. 31, jul/dez. Disponível em:

 

SOUZA, E. C.; CORDEIRO, V. M. R. Por entre escritas, diários e registros de formação. Presente! Revista de Educação, [S.l], n. 57, jun., p. 45-49, 2007.

 

SOUSA, M. do C. de. Escritas reflexivas de professores que ensinam Matemática enquanto desenvolvem produtos educacionais coletivamente. Zetetiké. fe/unicamp & feuff. v. 24, n. 45. jan/abr, 2016. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646528/13428>.

 

ZABALZA, M. A. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

 


Texto completo: XML