Portal de Conferências da UFSC, VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
ESCRITA E LEITURA ENQUANTO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DIAGNÓSTICA DO LIVRO DIDÁTICO
Rodiney Marcelo Braga dos Santos, Dlaânio da Silva Correia, Marcos Antônio Petrucci de Assis, Manaires do Carmo Lopes de Sousa

Última alteração: 2021-09-02

Palavras-chave


matemática; leitura; escrita

Referências


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC-SEF, 1998.

________. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 16 de fevereiro de 2020.

CARRASCO, L. H. M. Leitura e escrita na matemática. In: NEVES, I. C. B. et al. (Orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 2001, p. 190-202.

CARVALHO, J. B. P. F. de.; ALMEIDA, A. P. de. Introdução. In: CARVALHO, J. B. P. F. de. (Coord.). Matemática. v. 17, 2010, p. 9-14. (Coleção Explorando o Ensino)

DAVISON, D.; PEARCE, D. Teacher use of writing the junior high mathematics classrooms. School Science and mathematics. 88(1), p. 6-15. 1988.

FONSECA, M. C. F. R.; CARDOSO, C. A. Educação matemática e letramento: textos para ensinar matemática e matemática para ler o texto. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Orgs.). Escritas e leituras na educação matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 63 -76.

GÉRARD, F. M.; ROEGIERS, X. Conceber e avaliar manuais escolares. Porto: Porto Editora, 1998.

GITIRANA, V.; CARVALHO, J. B. P. F. de. A metodologia de ensino e aprendizagem nos livros didáticos de matemática. In: CARVALHO, J. B. P. F. de. (Coord.). Matemática. v. 17, 2010, p. 31- 52. (Coleção Explorando o Ensino)

LOPES, J. A. Livro didático de matemática: concepção, seleção e possibilidades frente à descritores de análise e tendências em Educação Matemática. Campinas, São Paulo: Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Unicamp. 2000.

LOPES, J. A. O livro didático, o autor, as tendências em Educação Matemática. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Orgs.). Escritas e leituras na educação matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 35 -62.

PAIS, L. C. Ensinar e aprender matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

POWELL, A.; BAIRRAL, M. A. A escrita e o pensamento matemático: interações e potencialidades. Campinas: Papirus, 2006. – (Coleção Perspectivas em Educação Matemática)

SANTOS, S. A. Explorações da linguagem escrita nas aulas de matemática. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Orgs.). Escritas e leituras na educação matemática. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 127-141.

WENZEL, J. S.; MALDANER, O. A. A prática da escrita e da reescrita orientada no processo de significação conceitual em aulas de química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p. 129-146, 2016.

 

 


Texto completo: XML