Portal de Conferências da UFSC, VI Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
O Residência Pedagógica como campo de aprendizagem da matemática escolar: experiências e desafios
Marina Rodrigues da Silva Lopes, Jónata Ferreira de Moura

Última alteração: 2021-08-02

Palavras-chave


Residência Pedagógica; Matemática Escolar; Formação de Professores

Referências


ALVES, Lynn; TORRE, Velda. WhatsApp: cenário para discussões e reflexões sobre a permissividade e limite da interação de crianças e adolescentes com o universo digital. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre (org.). Whatsapp e educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA. Ilhéus: EDITUS, 2017. p. 169-191.

 

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. Edital n.º 1/2020. Brasília, 2020.

 

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.

 

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação de alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 83-95. (Coleção Pesquisa (auto)biográfica ∞ Educação. Clássicos das Histórias de Vida).

 

LARROSA, Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.

 

MOURA. As representações de estudantes do curso de pedagogia sobre a matemática escolar: revisitando o passado. In: SEMINÁRIO DE ESCRITA E LEITURA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2013, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Editora da UNICSUL, 2013b. p. 1-10. v. II.

 

______. Pesquisa-formação: marcas, resistências e apropriações reveladas pela escrita de si no processo de formação acadêmica do estudante de Pedagogia que ensina(rá) Matemática. 2019. 228f. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Universidade São Francisco, Itatiba, 2019.

 

NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. Zetetiké, Campinas, v. 12, n. 21, p. 9-33, jan./jun. 2004. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646963/13864.  Acesso em: 10 jun. 2021.

 

UFMA. SUBPROJETO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGIA. CURSO DE PEDAGOGIA. CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA. O Letramento Matemático e a Implementação do Documento Curricular do Território Maranhense: o ensino e a aprendizagem da matemática escolar e o sujeito da experiência, Imperatriz, 2020.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Considerações sobre a matemática escolar numa abordagem histórica. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, n.º 3, p. 77-82, jan./dez. 2004.


Texto completo: PDF