Última alteração: 2021-08-30
Palavras-chave
Referências
ALMEIDA, Bruna Cristina de; CONTI, Keli Cristina. Propondo problema não convencional a crianças do 3º Ano do Ensino Fundamental. In: CONTI, Keli Cristina; LONGO, Conceição Aparecida (org). Resolver problemas e pensar a matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017. (Série Educação Matemática).
BIKLEN, Sari Knopp; BOGDAN, Roberto C. Características da investigação qualitativa. In: ____________. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora, Porto – Portugal: 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 15 fev. 2019.
CONTI, Keli Cristina; PEREIRA, Eduardo de Lucas. Conhecendo e ajudando o “Cérbero”. In: CONTI, Keli Cristina; LONGO, Conceição Aparecida (org). Resolver problemas e pensar a matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017. (Série Educação Matemática).
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte: MG, 2019. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_mg.pdf >. Acesso em: 28 jun. 2019.
SANTOS, Leonor Werneck dos; FABIANI, Sylvia J. S. do Nascimento. Gêneros instrucionais nos livros didáticos: análise e perspectivas. Revista de Letras, Fortaleza, vol. 1/2, nº 31, p. 63-71, jan./dez. 2012. Disponível em: < http://www.revistadeletras.ufc.br/revista30_arquivos/10_Artigo%208_Rev_Letras_31_1_2_20123.pdf > Acesso em: 07 jun. 2021.
SILVA, Carla Mariana Rocha Brittes da. Jogos de cartas e resolução de problemas: uma proposta pedagógica com o 1° Ano do Ensino Fundamental. 2021. 197 p. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/36328>. Acesso em: 07 jun. 2021.
SMOLE, Kátia Stocco. Textos em matemática: Por que não? IN: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.