Portal de Conferências da UFSC, XII Simpósio de Práticas de Engenharia Geotécnica da Região Sul

Tamanho da fonte: 
Caracterização física, química e mineralógica de solos típicos do Noroeste do Paraná para fins de aplicação prática em obras geotécnicas.
Alexia Trípodi Ladeira, Maria Alice Mazurek Sandoli, Juliana Azoia Lukiantchuki, José Renato Oliveira, Jesner Sereni Ildefonso

Última alteração: 2019-10-11

Resumo


Este trabalho teve como finalidade caracterizar solos típicos do Noroeste do Paraná (PR) através de ensaios físicos, químicos e mineralógicos. A importância prática deste trabalho se deve ao fato de que na construção de diversas obras de engenharia civil, tais como rodovias, barragens, aterros entre outras, ocorre o envolvimento dos solos tanto como material base de sustentação ou como material de construção. Especialmente, para o caso de camadas de base e/ou sub-base de pavimentos os solos lateríticos, que são solos típicos do Noroeste do Paraná (PR), apresentam um excelente comportamento. Assim, considerando a importância do conhecimento das propriedades dos solos, foram realizadas análises de caracterização geotécnica dos solos, os minerais predominantes e o comportamento laterítico de quatro solos típicos da região Noroeste do Paraná. De maneira geral os resultados apresentaram-se condizentes e satisfatórios, permitindo avaliar a viabilidade do emprego desses solos em obras geotécnicas.


Palavras-chave


Solos do Noroeste do Paraná; comportamento laterítico; mini-MCT.

Texto completo: PDF