Portal de Conferências da UFSC, XII Simpósio de Práticas de Engenharia Geotécnica da Região Sul

Tamanho da fonte: 
Elaboração de mapa geológico-geotécnico da cidade de Ponta Grossa (Paraná – Brasil) baseado em resultados de sondagens à percussão.
Fabio Fernando Macenhan, Geovana Beatriz Ojczenasz, Carlos Emmanuel Ribeiro Lautenschläger, Bianca Penteado de Almeida Tonus, Flávia Fasolo

Última alteração: 2019-10-11

Resumo


A cidade de Ponta Grossa (Paraná – Brasil) está assente principalmente sobre rochas sedimentares pertencentes aos Grupos Paraná e Itararé. Os solos residuais e transportados desses Grupos apresentam grande heterogeneidade devido, sobretudo, às composições mineralógicas das rochas de origem e respectivos produtos originados pelo intemperismo. Com o objetivo de se conhecer a distribuição desses diferentes tipos de solos e suas profundidades, foi estruturado um banco de dados a partir de informações obtidas de sondagens à percussão. Foram compilados dados de boletins de sondagens para tratamento com sistema de informações geográficas e elaboração de mapas geológico-geotécnicos com informações de índices NSPT, tipos de solo e nível de água. Esses mapas foram gerados por camadas de solo a cada metro e se observou NSPT crescente com a profundidade para a maioria dos boletins, além da predominância de solos argilosos até 5 metros, seguidos de solos arenosos, com grande heterogeneidade de materiais e resistências.


Palavras-chave


Sondagem à percussão; Mapeamento geológico-geotécnico; Sistema de informações geográficas (SIG).

Texto completo: PDF