Portal de Conferências da UFSC, XII Simpósio de Práticas de Engenharia Geotécnica da Região Sul

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Análise do Coeficiente de Segurança para a Geração de Mapa de Suscetibilidade a Deslizamentos Rotacionais
Caroline Ester Christ, Jéssica Huller, Rafael Augusto dos Reis Higashi, Rodrigo Torquato Domingues

Última alteração: 2019-10-11

Resumo


A cidade de Florianópolis sofre com uma ocupação desordenada, incluindo em áreas suscetíveis a problemas geotécnicos. Para amenizar tais problemas, é importante que o ordenamento de uso e ocupação do solo tenha como base os mapas de suscetibilidade. Dentre estes mapas, destacase o de suscetibilidade a deslizamentos, podendo ser translacionais ou rotacional. Para a geração dos mapas de suscetibilidade a deslizamentos translacionais no Brasil e no mundo tem-se usado os modelos físicos e matemáticos. Para a geração do mapa de suscetibilidade a deslizamentos rotacionais, tendo como base um mapeamento geotécnico, alguns autores do sul do Brasil têm utilizado softwares de estabilidade de encostas para traçar seções padrão variando a inclinação até se obter os fatores de segurança que constam na norma NBR 11682. Este método baseia-se em um mapeamento geotécnico, onde são calculadas as inclinações críticas, de acordo com os fatores de segurança, para cada unidade geotécnica. Depois, estas inclinações são comparadas às inclinações reais do solo. No presente estudo, foi avaliada a confiabilidade deste método comparando-o com a análise de encostas reais, tendo como área de estudos um topo de morro com área de 1,12 km², onde foram traçados quatro perfis longitudinais para estudo. Estes perfis foram avaliados inicialmente de forma global, em trechos menores e comparado a um mapa gerado por meio da metodologia utilizada por outros autores. Os resultados mostraram pequenas incoerências pontuais, o que demonstrou que em termos gerais o método utilizado pode ser utilizado de forma segura.


Palavras-chave


mapa de susceptibilidade a deslizamentos; mapeamento geotécnico; deslizamentos rotacionais; instabilidade de encostas.

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