Portal de Conferências da UFSC, XII Simpósio de Práticas de Engenharia Geotécnica da Região Sul

Tamanho da fonte: 
Análise dos resultados de ISC e Cisalhamento Direto em misturas de solo-cimento em solos residuais de Biguaçu/SC.
Fabio Krueger, Wellington Borba Broering, Patricia Odozinski da Silva, Camilla da Silva Barbosa, Julia Bellozupko Bruschi

Última alteração: 2019-10-10

Resumo


A pesquisa analisou a influência do cimento nos ensaios de caracterização mecânica, sobretudo de determinação do ISC, expansão e cisalhamento direto, comparando amostras de solo natural e estabilizadas quimicamente com cimento a 3 e a 7% em massa de solo seco. O estudo foi realizado em solos residuais de granito originados da região rural do município de Biguaçu/SC. O solo natural apresentou uma expansão de 0,54%, enquanto que os espécimes com incorporação de cimento apresentaram expansão praticamente nula. Os valores de ISC resultaram em 4, 70 e 175% para solo natural, com 3 e 7% de cimento, respectivamente. Obteve-se coesão e ângulo de atrito iguais a 9,1 kPa e 30,2°, respectivamente, para a amostra natural, enquanto que resultaram em 54,3 kPa e 9,5° para a amostra com 3% e 194,5 e 9,1° para a amostra com 7% de incorporação. Os maiores valores de coesão ficam por conta da cimentação resultante entre o solo e o aditivo.


Palavras-chave


Estabilização Química; Incorporação de Cimento; Solo-cimento; Determinação do ISC; Expansão do Solo; Cisalhamento Direto.

Texto completo: PDF