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Análise comparativa da capacidade de carga à tração em estacas moldadas “in loco” através do método Tronco de Cone e prova de carga
Última alteração: 2019-10-09
Resumo
Os efeitos de tração em estacas podem ser minimizados com soluções teóricas e empíricas. Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre a capacidade de carga estimada pelo método de Tronco de Cone, com modelos de estacas submetidas à esforços de tração. Para isso, executou-se “in loco” modelos de estacas com 0,40m de diâmetro e 1,3m de comprimento. Os elementos foram armados integralmente e concretados com argamassa de traço 25MPa, sendo divididas em dois grupos: o primeiro somente com argamassa e o segundo com argamassa aditivada com expansor na porcentagem de 1%, para avaliar melhorias no atrito lateral. Em relação a capacidade de carga à tração, constatou-se uma aproximação de 92,5% das provas de carga com o método teórico, representados por 1,74tf na estaca ensaiada e 1,90tf no método Tronco de Cone. Quanto ao atrito lateral, concluiu-se que o aditivo promoveu um acréscimo de 13,3% na resistência ao arrancamento dos elementos.
Palavras-chave
Capacidade de carga; Tração em estacas; Aditivo expansor de argamassa; Prova de carga.
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