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Investigação Geotécnica de Pavimentos Urbanos com o Deflectômetro de Peso Leve
Última alteração: 2019-10-06
Resumo
O presente trabalho busca obter correlações entre medidas de deflexões obtidas com a Viga Benkelman (VB) e ensaio de carga com placa, com o Light Falling Weight Deflectometer (LFWD). Sabe-se que os ensaios da VB e da placa são mais lentos e onerosos, enquanto o LFWD é muito mais rápido e barato. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é obter uma correlação entres os dois métodos de ensaio, permitindo aos gestores públicos a elaboração de projetos de recuperação de pavimentos, fundamentados em dados estruturais do pavimento, como critério para a melhor aplicação de recursos financeiros. Para o presente trabalho foram eleitas duas vias urbanas do município de Joinville contemplando duas práticas locais correntes: a primeira, a execução de dupla camada asfáltica (ligação mais rolamento) e a segunda, a execução de pavimento asfáltico com camada única, sobre um pacote convencional de camadas granulares. A pesquisa demonstrou que há uma boa correlação para a segunda situação, o que não é confirmado para pavimentos asfálticos de camada dupla.
Palavras-chave
Pavimento urbano; LFWD; Viga Benkelman;
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