Portal de Conferências da UFSC, ENSUS 2023 - XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto

Tamanho da fonte: 
O papel do design na gestão da sustentabilidade no setor joalheiro
Andreia Salvan Pagnan, Maria Regina Álvares Correia Dias

Última alteração: 2023-04-21

Resumo


O setor joalheiro no Brasil se constitui de uma cadeia de fornecedores e produtores que se interdependem, de forma que a desvalorização de alguns interfere no fortalecimento do setor como um todo. O conjunto de atividades progressivamente se sucedem e se articulam desde os insumos ou matérias-primas, considerando a sua extração e o processamento, até o produto final, levando em conta a sua distribuição e comercialização. A extração de pedras no Brasil acontece por meio de pequenas empresas, na sua maioria de forma rudimentar nas minas localizadas nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Pará e Tocantins, das quais saem grande quantidade e variedade de gemas. Aproximadamente 80%, em volume da produção de gemas se destinam à exportação, tanto no estado bruto como objeto de coleção e lapidadas. Os números mostram um aumento na exportação de diamantes em bruto, de pedras preciosas em bruto e de produtos de metais preciosos para indústria, enquanto que a exportação de joalheria e ourivesaria de metais preciosos apresentou uma diminuição. Esse cenário caminha na contramão de um fortalecimento do design e produto locais brasileiros. Promover estratégias de valorização para mudanças nessa realidade são necessárias, por meio de uso de indicações geográficas das gemas, por tratamentos e beneficiamentos de pedras que seriam descartadas como rejeitos por imperfeições ou técnicas de coloração para agregar valor às gemas incolores de baixo valor agregado.


Palavras-chave


sustentabilidade; joia; gemas

Referências


CANAN, P.R.; Gemas e joias: a gestão pelo design aplicada à cadeia de valor de arranjos produtivos locais. 2013,119 f. Dissertação (Mestrado em Design)–Programa de Pós Graduação em Design, UEMG, Belo Horizonte, 2013.

CARVALHO, R.G. C. Topázio imperial, o antigo rubi brasileiro, Portugal Gemas, n. 8, p. 1–14, 2009. Disponível em < http://www.pin.pt/index.php/pt/arquivo-agenda/noticias-2/975-portugal-gemas-magazine-digital-de-gemas-e-joalharia>. Acesso em: 19 de abril de 2015.

DNPM. Departamento Nacional de Produção Mineral. Sumário mineral. Brasília, 2013.

DUARTE, G.A.; A transferência da informação em Arranjos Produtivos Locais de Gemas e joias. 2011, 182 f. Dissertação (Mestrado em ciência da computação)–Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

GIESBRECHT, H.O.; DE MINAS, R.B.A.; GONÇALVES, M.F.W.; SCHWANKE, F.H. Indicações geográficas brasileiras – Artesanato. Brasília: SEBRAE, INPI, 2014.

GOLA, E. A Joia: História e design. São Paulo: SENAC/SP, 2008.

IBGM - Instituto Brasileiro de Gemas e Metais. Construindo o futuro dos APL de gemas, joias e bijuterias. Brasília, 2014. Disponível em < http://issuu.com/ibgmdf/docs/cartilha_apl>. Acesso em: 21 de junho de 2015.

KRUCKEN, L. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organziações colaborativas e novas redes projetuais. Rio se Janeiro: Epapers, 2008.

MORAES, Dijon De. Análise do design brasileiro: entre a mimese e mestiçagem. São Paulo: Blucher, 2006.

MORAIS, E. O design no setor joalheiro. Info paper, ano I, set 2004.

PEREIRA, R. C. Ouro, Gemas e Joias: em busca de um entendimento. Brasília: IBGM, 2001.

SCHUMANN, W. Gemas do mundo. São Paulo: Disal, 2006.

SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas. Indústria de joias- lapidando a imagem da joia brasileira, 2006. Disponível em: <http://201.2.114.147/bds/BDS.nsf/AA0CDFB4C6BDF0B083257279004756C2/$File/NT00035016.pdf- >. Acesso em: 09 de janeiro de 2015.

SOUZA, M.M. Invasão chinesa inflaciona mercado de pedras preciosas. Valor econômico, São Paulo, 20 de ago. 2012. Disponível em: <

http://www.valor.com.br/cultura/2794666/joias-com-turmalina-de-minas-agora-so-se-vierem-da-china>. Acesso em: 20 jan. 2015

TEIXEIRA, M.B.S. Design de joias em Minas Gerais. A construção de uma identidade. In: CASTAÑEDA, Cristiane; ADDAD, J. E; LICCARDO, Antonio. Gemas de Minas gerais. Belo Horizonte: Ed. SBG, 2001, cap. 10, p.261–280.

 

 


Texto completo: XML