Portal de Conferências da UFSC, ENSUS 2023 - XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto

Tamanho da fonte: 
Geometrias complexas em obras de arquitetura orientadas a sustentabilidade: uma abordagem integrativa para o ensino de arquitetura
Janice de Freitas Pires, Adriane da Borda, Brunna Pereira de Oliveira, Letícia Pereira Paixão

Última alteração: 2023-04-17

Resumo


Este artigo apresenta os resultados até o momento de um projeto de pesquisa que reúne os campos do ensino de representação gráfica e projeto de arquitetura. O projeto emprega uma abordagem integrativa para uma formação em representação, alinhada com a preocupação quanto â funcionalidade dos edifícios frente às questões ambientais, a partir do estudo de geometrias complexas que são adotadas em obras referenciais. Tendo por base a noção estruturada de um saber (técnicas, tecnologias e teorias), de Yves Chevallard, são desenvolvidas atividades de análise de obras concebidas com tais geometrias conjuntamente com os discursos de seus arquitetos, visando compreender as relações que possuem com os aspectos de sustentabilidade. Os resultados se referem à explicitação deste saber em termos teóricos e tecnológicos, para apoiar atividades de representação, especialmente com técnicas de modelagem paramétrica, a serem inseridas na formação de arquitetura.


Palavras-chave


Geometria complexa, Ensino de arquitetura, Modelagem paramétrica, Sustentabilidade.

Referências


Baeza, A. C. De la cueva a la cabaña. Sobre lo estereotómico y lo tectónico em arquitectura. In: BAEZA, A. C. Sustancia y circunstancia: memoria del curso 2002-2003 de las asignaturas proyectos arquitectónicos 4 e 5. Madrid: Mairea Libros, 2003.

Bertol, D. FORM GEOMETRY STRUCTURE: from nature to design. Exton, Pennsylvania: Bentley Institute Press, 2011.

Burry. J. Burry, M. The New Mathematics of Architecture. London: ed. Thames e Hudson, 2010.

Carmo, M. P. Superfícies Mínimas. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, 1987.

Chevallard, Y.  La Transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2013. 3ª ed. 4ª reimp. Título original: La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: Pensée Sauvage, 1991. 2ème édition.

______________. El Análisis de las Prácticas Docentes en la Teoría Antropológica de Lo Didáctico. Recherches en Didactique de Mathématiques, Grenoble, Vol. 19, nº 2, pp. 221-266, 1999.  (Traducción de Ricardo Barroso, Universidad de Sevilla). Disponível em: <http://www.aloj.us.es/rbarroso/Pruebas/CHEVALLARD.PDF>

Chilton, J. The Engineer’s Contribution to Contemporary Architecture: Heinz Isler. London: Thomas Telford Press, 2000.

Chilton, J. Chung, C. C. Rooted in Nature: Aesthetics, Geometry and Structure in the Shells of Heinz Isler. Nexus Network Journal, v. 19, issue 3, pp. 763-785, 2017.

Fernandez, J. L. R. Superficies Regladas y Minimales. 2010. Disponível em: <http://masquemates.blogspot.com.br/2010/06/superficies-regladas-y-minimales.html> Acesso em: julho de 2012.

Huerta, S. Structural Design in the Work of Gaudi.  Architectural Science Review. Volume 49.4, pp 324-339, 2006.

Kolarevic, B. Architecture in the Digital Age: Design and Manufacturing. New York: Spon Press, 2003.

Littman, J. A. Regenerative Architecture: A Pathway Beyond Sustainability. Dissertação de Mestrado. 2009. University of Massachusetts – Amherst. 68 p. Disponível em: <http://scholarworks.umass.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1389&context=theses> Acesso em: abril 2015

Lobäch, B. Design industrial: bases para a configuração de produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

Lorenzi, M.G. Francaviglia, M. ART & MATHEMATICS   IN ANTONI   GAUDÍ’S  ARCHITECTURE:  “LA   SAGRADA   FAMÍLIA”. Aplimat – Journal of Applied Mathematics, volume 3, n.1, p. 125 – 146. 2010

Minifie, P. Design Domains: THEIR RELATIONS AND TRANSFORMATIONS AS REVEALED THROUGH THE PRACTICE OF PAUL MINIFIE. Tese de Doutorado. 2010. Doctor of Philosophy, RMIT University (School of Architecture and Design). Disponível em: <https://researchbank.rmit.edu.au/eserv/rmit:160677/Minifie.pdf> Acesso: fevereiro de 2018.

Oliveira; Autor. (2021).

Oliveira; Autor. (2022).

Otto, F. (1981). Natural Building. Allemagne: Institut für leichte Flächentragwerke.

Paixão; Autor. (2022).

Perez-Garcia, A.; Gómez-Martínez, F. Natural structures: strategies for geometric and morphological optimization. Proceedings of the International Association for Shell and Spatial Structures (IASS) Symposium, Valencia Evolution and Trends in Design, Analysis and Construction of Shell and Spatial Structures 28 September – 2 October 2009, Universidad Politecnica de Valencia, Spain. 2009. Alberto DOMINGO and Carlos LAZARO (eds.)

Autor. (2018). Tese de Doutorado.

Autor. (2019).

Autor. (2020).

Autor. (2021).

Pottmann, H. Asperl, A. Hofer, M. Kilian, A. Architectural Geometry. Exton, Pennsylvania: Bentley Institute Press, 2007, 1ª ed.

Rebello, Y.C.P. A Concepção Estrutural e a Arquitetura. 1º Edição. São Paulo: Zigurate Editora, 2000.

Rippmann, M. Block, P. Funicular Shell Design Exploration. ACADIA 2013, ADAPTIVE ARCHITECTURE. 2013

Rodrigues, Á. Geometria Descritiva: Projetividades, Curvas e Superfícies. 1a ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico Ltda, 1960.

Santos, C. O Desenho como Processo de Aplicação da Biomimética na Arquitetura E No Design. Revista Tópos. Presidente Prudente: UNESP, v. 4, n. 2, p. 144 – 192. 2010.

Shelden, D. R. Digital Surface Representation and the Constructibility of Gehry’s Architecture. 2002. Thesis (Ph. D.). Massachusetts Institute of Technology, Dept. of Architecture. Disponível em: <https://dspace.mit.edu/handle/1721.1/16899>

Wang, L. Urban farming utopia in India. 2016. Disponível em: Urban farming utopia in India produces more energy than it uses (inhabitat.com) Acesso em: 15 abril 2022.

Udiit, S. P. A.; Nagarani, D. R. S.; Hariharan, A. Catenary Curves – A case study. International Journal of Management, Technology and Engineering, v. 8, n. 12, p. 644-649. 2018.


Texto completo: XML