Portal de Conferências da UFSC, ENSUS 2023 - XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto

Tamanho da fonte: 
Workshop Itacaré: evento de inovação aberta inspirando um protótipo de plataforma digital
Luís Eduardo Faustini Sonego, Marcia Santos da Silva, Débora Barauna

Última alteração: 2023-04-09

Resumo


Inovações abertas configuram-se como processos criativos que acontecem de modo interdependente da aprendizagem interativa e da partilha de conhecimento entre diversos atores e actuantes, constituindo um ecossistema e se dando em formato de workshops de cocriação. Porém, é notada a falta de registros relacionados à processualidade de workshops na literatura, limitando-se a reflexão e compreensão dos seus resultados. A partir dessas questões, o projeto de pesquisa intitulado “Ecossistemas deinovação como ambientes de aprendizagem e cultura de design: uma reflexão pelo Design Estratégico” propõe compreendê-los de forma clara, junto à UNISINOS, discutindo seus processos. Para tanto, o método de pesquisa empregado baseia-se na observação participante e compreensão de eventos de inovação, produzindo registros sobre os mesmos. Nesta oportunidade, será analisado o recorte do Workshop Itacaré - eu cuido da água que passa por mim - realizado em março de 2022. Tal evento teve a intenção de revisitar o percurso do Itacaré - um projeto aberto voltado ao cuidado da água, e desenhar perspectivas de futuro, que contou com três movimentos metodológicos: anterioridade, interioridade e posterioridade. Ao fim, compreendeu-se que o design no Workshop Itacaré assumiu um papel de mediador e integrador, ao relacionar teoria e prática, provocar questionamentos e dinamizar a colaboração, não dissociando-se assim da aprendizagem interativa. Por fim, entendeu-se que o formato de mapa interativo concebido na anterioridade e alimentado na posterioridade se configurou como um protótipo, possível, de formalizar a intenção da plataforma de conhecimento digital.

Palavras-chave


Workshops, Inovação aberta, Design Estratégico, Teoria de Mudança, Processos

Referências


BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. EditoraBlucher, 2011.

BERBEL, N. A. N.; GAMBOA, S. A. S. A metodologia da problematização com o Arco deMaguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e Educação. v. 3, n. 2, p-264-287, 2011. Disponível em: <http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/119329>.

KING, Julian. Expanding theory-based evaluation: incorporating value creation in a theory ofchange. Evaluation and Program Planning, p. 101963, 2021. Link DOI:https://doi.org/10.1016/j.evalprogplan. 2021.101963.

INOVADE, Grupo de Estudos. RELATO DE EXPERIÊNCIA: WORKSHOP ITACARÉ - Eucuido da água que passa por mim. Org. Barauna, Debora. Ebook, 2022. p. 7-33.

JAMES, Cathy. Theory of change review. Comic Relief, 2011.Disponível em:https://www.theoryofchange.org/pdf/James_ToC.pdf.

MANZINI, Ezio. Quando todos fazem design: uma introdução ao design para a InovaçãoSocial. São Leopoldo: Ed Unisinos, 2017.

MERONI, Anna. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of arecent discipline. Strategic Design Research Journal, 1(1):31-38. UNISINOS. 2008.
REYES, P. Construção de cenários no design: o papel da imagem e do tempo. In: CongressoBrasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento Em Design, 9., 2010, São Paulo. Anais P&D emDesign. São Paulo: AEND Brasil, v.1, p. 1-14. 2010.

STUBER, Edgard Charles. Inovação pelo design: uma proposta para o processo de inovaçãoatravés de workshops utilizando o design thinking e o design estratégico. 2012. Acesso:http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3514.

WEISS, C. H. Nothing as Practical as Good Theory: Exploring Theory based Evaluation forComprehensive Community for Children and Families. Connel, Kubisch, Schorr, & Weiss(Eds.), New approaches to evaluating community initiatives: Concepts, methods, andcontexts, p. 65-92, 1995. Disponível em:https://canvas.harvard.edu/files/1453087/download?download_frd=1&verifier=IVZpf0ynt3iriSXpb8lE7WirRBXUHfbceDQUHleG.

ZURLO, Francesco. Design Strategico. 2010. Disponível em: https://www.treccani.it/enciclopedia/design-strategico_(XXI-Secolo)/ Acesso em: 20 out.2020


Texto completo: XML