Portal de Conferências da UFSC, ENSUS 2023 - XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto

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Marcas brasileiras bioinspiradas: inovação e estética como estratégia
Fernanda lucia Regueira Moreira, Hilma Santos, Amilton Arruda

Última alteração: 2023-04-13

Resumo


A discussão sobre as transformações ambientais e as consequências do consumo desenfreado geraram mudanças no comportamento de compra, fomentando o surgimento de uma nova categoria de consumidores, os consumidores verdes, que buscam reduzir o consumo, causar baixo impacto ambiental e diminuir as consequências na natureza. Em resposta a essa demanda, o mercado de produtos ecológicos, verdes, sustentáveis, ecologicamente orientados e/ou ecoeficientes tem mostrado uma variedade cada vez maior e uma competitividade em larga escala. Diante desse novo consumidor, as marcas têm utilizado a natureza como uma tática de neuromarketing. Assim, o biodesign, através da biomimética, passou a ser ferramenta estratégica, agregando valor econômico e estético. Através da metodologia biomimética empresas brasileiras de higiene e perfumaria, em consonância com a sustentabilidade, têm conquistado uma fatia de mercado, criando produtos que reforçam os valores da marca e gerando uma identidade e essência tipicamente brasileiras. Desse modo, o trabalho objetivou apresentar as únicas duas marcas brasileiras biomiméticas no ranking de marcas mais valiosas do Brasil em 2022, O Boticário e Natura, que unem inovação, inspiração na natureza e sustentabilidade.

Palavras-chave


Biomimética; Marcas brasileiras; Sustentabilidade; Consumidor verde

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