Portal de Conferências da UFSC, ENSUS 2023 - XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto

Tamanho da fonte: 
Mapeamento da Cadeia Produtiva do Artesanato como ferramenta de sustentabilidade do Grupo Flor do Barro - Alto do Moura - Pernambuco / Brasil
Jessyane Alves dos Santos, Camila Wedja Francisco de Melo, Ana Carolina de Moraes Andrade Barbosa, Germannya D Garcia Araujo Silva

Última alteração: 2023-04-12

Resumo


Este artigo apresenta os resultados parciais do projeto de extensão “Flores do Barro: mapeamento e ideação da cadeia produtiva do artesanato” que objetiva propor, por meio do design e seu caráter dialógico, estratégias de valorização de recursos para a produção e comercialização do grupo ceramista Flor do Barro no Alto do Moura, Caruaru - Pernambuco - Brasil. O método de trabalho utilizado foi desenhado com base no Modelo de Análise da Cadeia Produtiva do Artesanato, desenvolvido pelo Laboratório de Design O Imaginário/UFPE, para coletar as informações dos atores envolvidos nas etapas: identificação da matéria-prima; processos produtivos e acesso ao mercado. Como resultados podemos identificar obstruções e/ou gargalos em relação às práticas do "saber fazer", bem como oportunidades de melhoria de aproximação de outros nichos de mercado com ênfase na capacidade criativa e produtiva da comunidade.


Palavras-chave


cadeia produtiva; artesanato; sustentabilidade

Referências


‌ANDRADE, A. M. Q. DE.; CAVALCANTI, V. P. Laboratório O Imaginário: uma trajetória entre design e artesanato. Recife: Zoludesign, 2020.

BARBOSA, A. C. DE M. CADA LUGAR NA SUA COISA: Um estudo sobre os suvenires do Alto do Moura através da dimensão semiótica do design e da cultura turística. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2019.

Cadastramento Único dos Artesãos do Brasil, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/artesanato/cadastro-1.

HTTPS://PLUS.GOOGLE.COM/+UNESCO, 2019. Diversidade das expressões culturais no Brasil. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/diversity-cultural-expressions-brazil.

ISMAEL, E.; CUNHA, K. Mulheres Artesãs do Alto do Moura: suas histórias, memória e identidades. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2018.

Portal do Artesanato, 2017. Disponível em: http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br/pt-BR/pab/sobre.

ROCHA, DARLAN NEVES DA. A arte é para todos: patrimônio cultural, tradição de conhecimento, processos sociotécnicos e organização social do trabalho entre artesãos do Alto do Moura (Caruaru/PE). Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia. UFPB, João Pessoa, 2014.

SEBRAE. Pesquisa O Artesão Brasileiro. 2013.

TABOSA, Tibério et al. Modelo de Análise da cadeia produtiva do artesanato. Recife. 2013. Projeto 1111/12. Patrocinado pelo Funcultura.


Texto completo: XML