Portal de Conferências da UFSC, ENSUS 2023 - XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto

Tamanho da fonte: 
Influência dos materias na autoadensabilidade do solo-cimento com adição de fibras sintéticas.
Ana Paula Da Silva Milani, Robson Raruo Nagata

Última alteração: 2023-04-18

Resumo


Há a necessidade de projetos mais amigáveis ecologicamente e a aplicação de materiais com menor impacto ambiental neste quesito, sendo então um candidato tecnicamente viável o solo-cimento autoadensável incorporado de aditivo químico e fibras sintéticas (SCAAF). Assim, foi realizado o estudo para a predição de dosagens de misturas compostas por solo, cimento, microfibras de polipropileno, aditivo superplastificante e água; que possam ser aplicadas sem a necessidade de adensamento mecânico para conformação de peças monolíticas de terra. Os resultados mostraram que dosagens de SCAAF com o traço 1:5 (cimento:solo, em massa); o teor de aditivo superplastificante entre 0,8% a 1,2%; o fator água/solo entre 31,00% a 34,75% e a adição de fibras entre 0,06% e 0,10% é uma alternativa viável sob os aspectos de uso de material de baixa energia incorporada, bom desempenho mecânico, e potencial aplicação em diversidade de formas pela sua capacidade de autoadensabilidade.

Palavras-chave


Sustentabilidade; Materiais Alternativos;Inovações tecnológicas.

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 15823: Concreto autoadensável. Parte 2: Determinação do espalhamento, do tempo de escoamento e do índice de estabilidade visual - Método do cone de Abrams. Rio de Janeiro, 2017b.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT. NBR 16697: Cimento Portland - Requisitos. Rio de Janeiro, ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 17014: Taipa de Pilão – Requisitos, procedimentos e controle. Rio de Janeiro, 2022.

CALDAS, L. R; MARTIN, A. P. de S; FILHO, R. D. T. Construção com terra no Brasil: avaliação ambiental da taipa de pilão. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v. 12, p. e021015-e021015, 2021.

CRISTELO, N. et al. Soil stabilisation using alkaline activation of fly ash for self compacting rammed earth construction. Construction and building materials, v. 36, p. 727-735, 2012.

FERREIRA, A. P. F. Proposta de metodologia para determinação da autoadensabilidade do solo-cimento. Trabalho de Conclusão Final de Curso do Mestrado Profissional apresentada na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2020.

MILANI, A. P. S.; BARBOZA, C. S. Contribuição ao estudo de propriedades do solo-cimento autoadensável para fabricação de paredes monolíticas. Ambiente Construído, v. 16, p. 143-153, 2016.

MILANI, A. P. S.; PAZ, J.; DIAS, F. Uso de Fibras Artificiais em Compósitos à Base de Solo-Cimento Autoadensável para Aplicação em Paredes de Edificações. In: 6th Amazon & Pacific Green Materials Congress and Sustainable Construction Materials LAT-RILEM Conference. Cali, 2016.


Texto completo: XML