Portal de Conferências da UFSC, ENSUS 2023 - XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto

Tamanho da fonte: 
Avaliação da iluminância no Centro de Pesquisa e Educação Científica da Universidade Estadual de Goiás de acordo com as normas brasileiras
Grace Kelly Do Nascimento Silva Santiago, Haroldo Dias Flauzino Neto, Pedro Henrique Gonçalves, Fabíolla Xavier Rocha Ferreira Lima

Última alteração: 2023-04-11

Resumo


Possuir conhecimento sobre medidas e recursos de iluminância é essencial para o estabelecimento de parâmetros de projeto em arquitetura diante de um viés amplamente discutido sobre manutenção e concepção do conforto visual. O uso correto de iluminação natural e artificial proporciona a sensação de bem-estar e aumento da nitidez visual. Os instrumentos preconizadores e de orientação para este estudo, como por exemplo, as normas da ABNT, levam em consideração a avaliação pós-ocupação, uma vez que se tornam norteadores com relação à iluminação ideal para as necessidades humanas e o uso específico do ambiente, evitando risco à saúde dos usuários. Alternativas para otimização da iluminação incluem uso de barreiras de proteção das vidraças e avaliação e estudo do entorno imediato e, sempre que possível, prever o dinamismo da paisagem. Tem-se como objeto de análise o Centro de Pesquisa e Educação Científica (CEPEC) da Universidade Federal de Goiás (UEG). Trata-se de uma pesquisa experimental e resultados de conforto lumínico e visual.

Palavras-chave: Conforto Lumínico; Avaliação pós-ocupação; Conforto Visual.

 


Palavras-chave


Sustentabilidade, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Design, Materiais Alternativos, Design de Moda, Inovações tecnológicas, Processo de Projeto

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15.215-4 Iluminação natural – Parte 4: Verificação experimental das condições de iluminação interna de edificações – Método de medição. Rio de Janeiro, 2003.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 8995-1 – Iluminação de ambientes de trabalho. Parte: 1 interior. Rio de Janeiro, 2013.

 

CHVATAL, Karin M. S. Avaliação do procedimento simplificado da NBR 15575 para determinação do nível de desempenho térmico de habitações , Ambiente Construído: v. 14 n. 4 (2014): Edição Especial Avaliação de Desempenho de Produtos e Sistemas Construtivos Inovadores.

GROAT, Linda; WANG, David. Architectural research methods. 2. ed. New Jersey: Willey, 2013.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 13-14p. ISBN 9788579750113.

LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F.O.R. Eficiência energética na arquitetura. [3.ed.] Rio de Janeiro, 2014.

 

LICHT.DE © 2023. Licht Wissen 02 Good Lighting for a Better Learning Environment. Editora Christiane Kersting, Disponível em: <https://www.licht.de/en/service/publications-and-downloads/lichtwissen-/-series-of-publications >. Acesso em: 20 fev. 2023.

 

ONO, Rosana, ORNSTEIN Walbe Sheila, VILLA Barbosa Simone, FRANÇA Limongi Galbiatti Judite Ana. Avaliação pós-ocupação: na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.

 


Texto completo: XML