Portal de Conferências da UFSC, ENSUS 2023 - XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto

Tamanho da fonte: 
Análise da viabilidade da substituição parcial do agregado miúdo por vidro moído na produção de argamassas
Bárbara Rabelo, Paula Bellé Blume, Luiz Henrique da Silva Sareto, Diorges Carlos Lopes

Última alteração: 2023-04-10

Resumo


A argamassa é uma das misturas mais utilizadas na construção civil e, por isso, apresenta diversas aplicações e funções. Por se tratar de algo de uso diário na indústria civil, tem larga produção e, consequentemente, utiliza uma enorme quantidade de material, deste modo a utilização do vidro moído como substituto parcial da areia é uma forma sustentável de reduzir a quantidade de material e ainda, reciclar o vidro. Dessa forma, o ensaio em laboratório  apresentou os resultados dessa aplicação, seguindo a norma vigente, e após, análise da viabilidade do processo. Foi utilizado traço de referência e outros três com substituição da areia de 15%, 30% e 45% por vidro moído. Os resultados de resistência à compressão com os traços de substituição de vidro moído foram bons em relação ao traço de referência, de 100% de areia, ou seja, poderiam ser testadas no uso cotidiano, conforme as novas resistências apresentadas.


Palavras-chave


Sustentabilidade; Engenharia

Referências


Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidro. Parnorama Abravidro edição 2022. 2022. Disponível em: <https://pdf.magtab.com/leitor/136/edicao/22316 >. Acesso em: 9 jul. 2022.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13529: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas — Terminologia. Rio de Janeiro, 1995.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13279: Argamassa Para Assentamento de Paredes e Revestimento de Paredes e Tetos. Rio de Janeiro, 2009.

COSTA, Kevin de Matos; ALMEIDA, Raíssa Coelho; MOREIRA, Thiago A. de Souza. Revsta de Ciência e Tecnologia: Análise do Desempenho Mecânico de Concretos e Argamassas Mediante a SubstituiçãoParcial daMassa do Agregado Miúdo (Areia) por Vidro Moído Oriundo de Garrafas de Cerveja Long Neck. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/rct/article/view/5942/3087>. Acesso em 15 de jan. 2023.

MIRANDA, L. M. C. C. Estudo comparativo entre argamassa de revestimento à base de cimento com adição da cal hidráulica e da cal hidratada. 88 f. 2009. Tese (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2009.

SANTOS, M. L. L. O. Aproveitamento de resíduos minerais na formulação de argamassas para a construção civil. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.

TRENTIN, Priscila Ongaratto; et al. Revista Matéria: Substituição parcial de agregado miúdo por resíduo de vidro moído na produção de argamassa. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rmat/a/wyCkXD3zkSmzPjPpkqmhm3r/?lang=pt. Acesso em 15 de jan. 2023.

VALDEVIESO, Ana Carolina da Costa; YAMAGUCHI, Natália Ueda. Produção de concreto sustentável: substituição parcial da areia por vidro moído. 2021. Disponível em: <https://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9037>. Acesso em 07 de jul 2022.


Texto completo: XML