Portal de Conferências da UFSC, ENSUS 2023 - XI Encontro de Sustentabilidade em Projeto

Tamanho da fonte: 
Análise do ensino de práticas sustentáveis em cursos de graduação em Design de Moda no Distrito Federal
Marcele Kristine Cardoso Gonzalez, Breno Tenório Ramalho de Abreu

Última alteração: 2023-04-05

Resumo


Esta pesquisa, de caráter qualitativo, objetiva analisar a formação acadêmica dos cursos de design de moda do Distrito Federal em relação às práticas sustentáveis presentes em seu currículo. Os dados foram coletados nos projetos pedagógicos de curso, analisando a organização curricular, e serão realizadas futuramente entrevistas semi-estruturadas para os coordenadores e um questionário com os discentes no semestre final da graduação. Foram selecionadas três Instituições de Ensino Superior do Distrito Federal, Centro Universitário IESB, Centro Universitário UNIP e Instituto Federal de Brasília. A investigação se deu inicialmente por meio de análise documental e evidenciou  as instituições que possuem de forma clara e objetiva a disseminação do conteúdo voltado para a educação ambiental e social, impactando a formação do futuro designer de moda regional em relação a conceitos ligados à sustentabilidade.


Palavras-chave


Sustentabilidade, Design de Moda, Graduação, Projeto Pedagógico de Curso, Distrito Federal.

Referências


Associação Brasileira de Indústria Têxtil - ABIT. Dados do Setor. 2022. Disponível em <https://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor> Acessado em 02 de setembro de 2022.

BRASIL. Resolução no. 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 jun. 2012. Seção 1, p. 70.

BRASIL. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília, 02 ago. 2010

BRAUNGART, Michael; MCDONOUGH, William. Cradle to cradle: criar e reciclar ilimitadamente. 1. ed, São Paulo: Editora G. Gili, 2013.

CALVI, Gabriel Coutinho; FURLAN, Ana Paula. LINKE, Paula Piva. Moda e Sustentabilidade: o que pensam futuros profissionais da área de Design. ModaPalavra. V. 12, N.26, P. 146-170, out/dez, 2019.

CNI. O setor têxtil e de confecção e os desafios da sustentabilidade / Confederação Nacional da Indústria, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – Brasília, 2017.

CODEPLAN. Distrito Federal se mantém na terceira posição entre as maiores economias municipais do país. Disponível em:< https://www.codeplan.df.gov.br/distrito-federal-se-mantem-na-terceira-posicao-entre-as-maiores-economias-municipais-do-pais/#:~:text=O%20DF%20teve%20o%20PIB,participou%20com%205%2C2%25.> Acesso em 02 de novembro de 2022.

IESB, Projeto Pedagógico do Curso - Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. Brasília, 2020.

IFB, Projeto Pedagógico do Curso - Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. Brasília, 2017

MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlos. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. – 1 ed. 4. reimpr. – São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2016

MENDES, Francisca Dantas (org.). Educação de moda para o futuro: desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica, ambiental, cultural e geográfica. EACH. São Paulo, 2017.

MODEFICA, FGVces, REGENERATE. Fios da Moda: Perspectiva Sistêmica Para Circularidade. São Paulo, 2021.

RODRIGUES, Carolina Hernandes; GOLDCHMIT, Sara Miriam. TWO POINT ZERO: Criação de Peças de Vestuário a partir de Material de Descarte Pós-uso. IARA – Revista de Moda, Cultura e Arte Vol. 9 no 2 – dezembro de 2016, São Paulo: Centro Universitário Senac

SALCEDO, Elena. Moda ética para um futuro sustentável. Editora Gustavo Gili, Barcelona, 2014.

SOUSA, Thaís Maria Pires de. Estudo sobre ações de desenvolvimento sustentável na indústria de confecção do Distrito Federal. PPG Design – UnB. Brasília, 2019.

UNIP, Projeto Pedagógico do Curso - Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda. Brasília, 2021.


Texto completo: XML