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AS DIMENSÕES DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO PROJETO LUCES PARA APRENDER DA ORGANIZAÇÃO DE ESTADOS IBERO-AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (OEI) NA PERSPECTIVA DA VULNERABILIDADE SOCIAL
Elizete Vieira Vitorino, Tânia Regina de Brito

Última alteração: 2019-10-21

Resumo


A competência em informação, alicerçada em dimensões, é considerada como um direito fundamental: promove a cidadania e a autonomia. Objetiva-se, neste trabalho, compreender a competência em informação e a configuração das dimensões técnica, estética, ética e política nas ações e nos projetos promovidos pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em especial, no projeto intitulado Luces para Aprender (LPA). Trata-se de pesquisa de mestrado concluída, de natureza básica e qualitativa, de caráter exploratório, descritiva, com enfoque fenomenológico. Para a coleta de dados, a técnica utilizada foi a entrevista narrativa, a pesquisa bibliográfica e documental. Evidencia-se, nos resultados, práticas e registros documentais que caracterizam a OEI como promotora do aprendizado ao longo da vida, em comunidades vulneráveis. As narrativas de pessoas ligadas ao Projeto Luces para Aprender revelam que a competência em informação promove a educação para a informação e nas dimensões técnica, estética, ética e política.


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