Última alteração: 2019-10-21
Resumo
O objetivo deste artigo é contribuir para o robustecimento dos estudos teóricos e aplicados emergentes em torno da noção de competência crítica em informação no Brasil, partindo de um esforço de articulação entre reflexões profícuas de Freire com Dewey, Le Coadic e Gasque. Metodologicamente, trata-se de pesquisa teórica, de base bibliográfica, em torno desses autores de referência, em diálogo com novas gerações de pesquisadores que tratam de problemáticas comuns ou adjacentes. Justifica-se cientificamente, na interface da Ciência da Informação com a Educação, por seu empenho em enriquecer teoricamente o campo de pesquisa interdisciplinar da competência em informação. O artigo explora a hipótese de que o investimento prático e teórico no desenvolvimento da competência crítica em informação é fundamental nesse combate, que é de natureza ao mesmo tempo ética, política e epistemológica, dado que a legitimidade social das noções de bem geral, ciência e da própria racionalidade encontram-se surpreendentemente em cheque, em pleno século XXI.