Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

Tamanho da fonte: 
TRANSFORMAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO
Elaine Drumond Pires e Silva, Marta Macedo Kerr Pinheiro

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


Este trabalho trata de uma revisão de literatura sobre a relação existente entre inovação tecnológica e a transformação do modelo de negócio das organizações. As regras de negócios mudam aceleradamente em vários setores de atividade, a difusão de novas tecnologias digitais e o surgimento de ameaças disruptivas transformam os modelos de negócios. Empresas constituídas antes do surgimento da internet possuem grandes desafios, pois muitos pressupostos fundamentais que governavam e orientavam sua atuação no mercado não se aplicam mais. Muitas empresas são obrigadas a estabelecerem processos de transformação para o ambiente digital. O objetivo deste artigo é, baseado na literatura científica, propor uma discussão sobre as transformações dos modelos de negócios das organizações, impostas pelas inovações das tecnologias da informação na atual economia do conhecimento, e identificar fatores relevantes para essa transformação. Os resultados encontrados neste estudo bibliográfico evidenciam que a transformação digital não diz respeito apenas à tecnologia, mas sim à estratégia, ao uso adequado da informação, a partir do conhecimento que identifica a organização. Requer pensar de maneira diferente sobre todos os aspectos informacionais da estratégia – clientes, competitividade, inovação e valor. Observou-se ainda que, a agilidade organizacional, além de estabelecer uma estratégia digital, surge como um fator decisivo para que as empresas sejam bem sucedidas na transformação do modelo de negócio. Como trabalhos futuros sugere-se estudos para compreender e analisar, a partir da aquisição de novos conhecimentos, como as empresas criam as suas estratégias organizacionais para tornarem-se ágeis no ambiente digital.

Texto completo: PDF