Portal de Conferências da UFSC, ENANCIB 2019

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COMUNIDADE DE PRÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA CONTABILIDADE PÚBLICA DE UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
Suzana de Lucena Lira, Emeide Nóbrega Duarte

Última alteração: 2019-10-18

Resumo


A comunidade de prática é considerada uma estratégia de gestão do conhecimento que promove o aprendizado, o compartilhamento e o desenvolvimento de pessoas que se integram em grupo, com o fim de alavancar o conhecimento individual e coletivo, para incentivar a criação, a inovação e a utilização da informação e do conhecimento. A gestão do conhecimento estimula essa interação, por meio de favorecimento de ambientes propícios onde o conhecimento desenvolve-se e transforma-se em novos conhecimentos. O estudo objetiva analisar o ambiente de interação ao compartilhamento de conhecimentos no setor contábil público das universidades federais brasileiras, como base para proposição de um modelo de comunidade de prática. Pauta-se no embasamento teórico da informação na sociedade contemporânea, na construção do conhecimento e sua possibilidade de gestão. Caracteriza-se, quanto à abordagem do problema, como qualitativa. Do ponto de vista dos objetivos, é descritiva e exploratória. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, adota-se questionário e entrevista; como técnica adota grupo focal e análise de conteúdo. Considerando os aspectos essenciais a desenvolver em uma comunidade de prática, propõe-se um modelo de comunidade apropriado para o setor contábil de universidades federais, apresentando suas dimensões. Os dados obtidos revelam que o ambiente de interação contextualizado pelos contadores públicos de universidades federais, torna-se propício a uma comunidade de prática.

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